Alessandra Gontijo é empossada como ouvidora regional eleitoral

Desembargadora eleitoral é integrante do Pleno desde agosto de 2023

Alessandra Gontijo empossada ouvidora regional eleitoral - capa

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, empossou, nesta segunda-feira (30), a desembargadora eleitoral Alessandra Gontijo do Amaral como ouvidora regional eleitoral. Alessandra já atuava como substituta no órgão, e agora sucede a Márcio Moraes, que concluiu seu biênio como integrante do Tribunal na última semana.

Na ocasião, o presidente deu também as boas-vindas à desembargadora Ludmilla Rocha Cunha Ribeiro, que participa pela primeira vez de uma sessão de julgamento no Plenário.

A posse foi realizada no início da 83ª Sessão Ordinária, da qual participaram também o vice-presidente e corregedor, Ivo Favaro, os desembargadores eleitorais Adenir Teixeira Peres Júnior, Carlos Augusto Tôrres Nobre e Rodrigo de Melo Brustolin, além do procurador regional eleitoral Marcello Santiago Wolff.

Alessandra Gontijo empossada ouvidora regional eleitoral - 1

Currículo

Alessandra Gontijo do Amaral, natural de Lagoa Formosa (MG), é bacharel em Direito pela Universidade de Uberaba (UNIUBE) e especialista em Ciências Penais pela Universidade Anhanguera (Uniderp). Empossada como magistrada em 2001, atualmente é desembargadora eleitoral no TRE-GO e juíza titular da 19ª Vara Cível e Ambiental da comarca de Goiânia. Sua atuação se destaca pelas funções de diretora do Foro nas comarcas de Novo Gama, Cristalina, Luziânia e Goiás; membro da Turma Recursal da 8ª Região; coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da comarca de Goiás; coordenadora do 8º Cejusc de Goiânia – Cejusc Procon; e integrante do Conselho Deliberativo da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO). Desde setembro de 2023, Gontijo também atuava como ouvidora regional eleitoral substituta.

Ouvidoria Regional Eleitoral

Em 2010, o Conselho Nacional de Justiça, determinou a criação de ouvidorias no âmbito dos Tribunais brasileiros, por meio da Resolução CNJ nº 103/2010. Em 2021, atualizou as disposições sobre as atribuições, a organização e o funcionamento destas ouvidorias, por meio da Resolução CNJ nº 432/2021.

A Ouvidoria da Justiça Eleitoral de Goiás tem por missão servir de canal de comunicação entre o cidadão e a Justiça Eleitoral goiana. Por meio da Resolução n° 404/2024, este Tribunal Regional Eleitoral, descreveu as atribuições da Ouvidoria do TRE/GO, destacando-se, dentre outras, as de receber denúncias, reclamações, solicitações, sugestões, elogios e pedidos de informação sobre as atividades da Justiça Eleitoral de Goiás, procurando promover o aprimoramento dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral.

Em 2021, foi criada a Ouvidoria da Mulher, um canal exclusivo para que as mulheres vítimas de assédio ou discriminação, sejam elas magistradas e promotoras de justiça eleitorais, advogadas, estagiárias, terceirizadas, servidoras ou eleitoras, possam apresentar suas denúncias.

 
Secom

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.