Especialista eleitoral da OEA visita TRE-GO

Entidade realizará a sua quarta Missão de Observação Internacional no Brasil

Especialista eleitoral da OEA visita TRE-GO

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, recebeu, na manhã de hoje (1º), a visita de Alejandro González, especialista em organização eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA).

A visita faz parte da Missão de Observação Internacional no Brasil, acordo celebrado entre a Justiça Eleitoral e entidades internacionais, com a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento do processo eleitoral, ampliar a transparência e a integridade, bem como fortalecer a confiança pública nas eleições.

O especialista da OEA foi recebido pelo presidente, que estava acompanhado do diretor-geral, Leonardo Sapiência, e do secretário de Tecnologia da Informação, Frank Wendell. A equipe do TRE-GO apresentou a Alejandro a ferramenta de inteligência artificial GuaIA, explicou toda a logística das eleições, incluindo a gravação das mídias e o lacre das urnas, falou sobre segurança no pleito e o teste de integridade, que será realizado em 27 urnas, sendo que duas delas com biometria.

Visita representante Organização dos Estados Americanos

Acordo de procedimentos

Em 2024, a OEA realizará a sua quarta Missão de Observação Internacional no Brasil, seguindo as experiências positivas ocorridas em 2018, 2020 e 2022, conforme documentado em relatórios. O Parlasul participará como entidade observadora pela segunda vez nas eleições deste ano. A primeira foi em 2022.

A Missão de Observação Eleitoral Internacional é independente, o que assegura a plena autonomia dos observadores que a integram. Para que o grupo alcance os principais objetivos – colaborar com o aperfeiçoamento do sistema eleitoral de um país e ajudar a fortalecer a democracia no mundo –, é assinado um acordo antes da realização da eleição, com direitos e obrigações das partes.  

O acordo garante aos delegados das Missões o acompanhamento direto e muito próximo do 1º e do 2º turno das Eleições Municipais de 2024.

Confira a íntegra do documento firmado entre a Justiça Eleitoral e a OEA.


Secom

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.