Precisa alterar seu cadastro eleitoral? Saiba como fazer
Serviços eleitorais voltam a ser oferecidos pela internet e presencialmente
A Justiça Eleitoral reabriu, em 5 de novembro, o cadastro eleitoral, fechado desde o dia 9 de maio para a preparação das Eleições Municipais de 2024. Com a reabertura, os serviços eleitorais voltam a ser oferecidos pela internet, na plataforma Autoatendimento Eleitoral – Título Net, e, presencialmente, nos cartórios eleitorais.
Em Goiânia, a Central de Atendimento ao Eleitor é situada no Edifício Ialba Luza, na Av T-1, esquina com a T-52.
Serão retomadas diversas operações que ficaram suspensas no período, como:
- pré-atendimento para emissão de novos títulos eleitorais (alistamento eleitoral);
- regularização do título de eleitor;
- alteração de dados pessoais;
- inclusão de nome social; e
- transferência de domicílio eleitoral, entre outras.
A emissão de certidões pela internet e pelo aplicativo e-Título são outros serviços eleitorais que estão disponíveis para eleitoras e para os eleitores.
150 dias fechado
Em anos eleitorais, a Justiça Eleitoral fecha o cadastro eleitoral por 150 dias para organizar e preparar as eleições. O prazo é definido pela Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97) e, neste ano, se estendeu até esta terça (5), exatamente 30 dias após a data do 1º turno das Eleições 2024, realizado em 6 de outubro. A suspensão e a retomada do cadastro eleitoral estão previstas no Calendário Eleitoral, regulamentado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por meio da Resolução nº 23.738/2024.
O que é o cadastro eleitoral?
O cadastro eleitoral é um banco de dados da Justiça Eleitoral que armazena dados pessoais das eleitoras e eleitores, como nome, endereço e local de votação. O cadastro contém, ainda, o histórico de cada cidadã e de cada cidadão, com informações sobre:
- situação do título;
- comparecimento às urnas;
- justificativas eleitorais;
- transferências de domicílio;
- atuação como mesário;
- débitos eleitorais.
Até a década de 1980, o cadastro eleitoral era descentralizado. O modelo nacional atual foi criado pela Lei nº 7.444/1985, que implantou o processamento eletrônico de dados. A Resolução nº 23.659, de 2021, define regras para a gestão do cadastro, além de normas de acesso.
Secom
Com informações do Tribunal Superior Eleitoral