TRE-GO sedia o segundo dia da III Semana da Memória do Poder Judiciário

Patrimônio, cultura e memória foram os temas abordados na programação

2º dia da 3ª semana da memória

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (16), no Plenário Geraldo Salvador de Moura do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), o segundo dia da III Semana da Memória do Poder Judiciário Goiano. O encontro é feito em parceria entre o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18), o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e a Justiça Eleitoral.

 

IMG_9264

 

O presidente da Comissão de Gestão da Memória e Cultura da Justiça Eleitoral de Goiás, o juiz-ouvidor Márcio Moraes Júnior, fez a abertura da programação, ao lado dos professores Nars Chaul e Heloísa Helena Costa. Em seu discurso, o decano frisou a importância de se aprender com o passado e de preservar a memória para o futuro: “A história não é uma linha reta, mas sim um tecido complexo de eventos e decisões que moldam o presente. Dessa forma, eu concluo, lembrando a todos nós a importância de preservar a memória do Poder Judiciário e abraçar as novas tecnologias para fortalecer essa busca por uma justiça verdadeira e igualitária. Juntos, não tenho dúvida, podemos construir um futuro onde a justiça não seja apenas um ideal a ser alcançado, mas uma realidade [..] comprovadamente tangível a todos do passado, do presente e para o futuro”.

 

IMG_9286

 

O representante da Presidência da Comissão Permanente da Memória e Cultura do TJGO, professor Nars Chaul, proferiu que o trabalho de preservação e valorização da memória é dever de todos, especialmente com a chegada de novas tecnologias criadas para facilitar a vida humana. “Preservar as informações, pesquisar e possibilitar seu uso para a sociedade é tarefa nossa. É fazer história. Nenhuma inteligência artificial vai fazer isso por nós. É nossa obrigação histórica: preservar, manter a história, conhecer a história e a nossa cultura, para as gerações de ontem e de amanhã”, declarou o professor.

 

IMG_9326

 

A palestra do dia foi ministrada pela professora doutora Heloísa Helena Costa, historiadora e museóloga de renome nacional e internacional. Abordando o dilema desafiador entre o uso da tecnologia e a preservação documental, a docente exaltou a “perspectiva mais humana do patrimônio, da cultura e da memória”, defendendo que as novas formas de armazenamento em nuvem, possibilitadas pela evolução tecnológica, podem ser a causa de uma perda documental significativa para as gerações futuras.

Painel de discussão

O painel de discussão sobre a integração das áreas de Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e História foi a última etapa do evento. As discussões foram entre os profissionais atuantes dos três tribunais e mediadas pela secretária de Gestão da Informação, Flávia Dayrell.

 

IMG_9346

 

A secretária manifestou que a capital goiana foi escolhida para sediar a próxima edição do Encontro Nacional da Memória do Poder Judiciário: “Essa escolha é fruto do reconhecimento e do amadurecimento do Estado de Goiás no estudo, no desenvolvimento, na preservação e na motivação, acima de tudo, de todos os profissionais das áreas dos três tribunais, para tratar da Memória”. Relembrando o prêmio recebido pelo TRE-GO no ano passado, outorgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na Categoria Especial “Gestão de Memória: recursos humanos”, Dayrell enalteceu a valorização dos profissionais dessas áreas por esta Instituição, que é o primeiro tribunal do país a ter profissionais das quatro áreas em seu quadro de colaboradores, simultaneamente.  

Participaram do painel os historiadores Filipe Petres (TRE-GO), Ana Clara Alves (TRT-18) e Laylla Nayanne Dias (TJGO); os biblioteconomistas Viviane Fraga (TRE-GO) e Carlos Novaes (TRT-18); a museóloga Nataly Mendes (TJGO); e os arquivistas Andréia Araújo (TRE-GO), Rafael Edgard Lopes (TRT-18) e Heloísa Esser (TJGO).

Presenças

Prestigiaram o evento o diretor -geral do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, Leonardo Sapiência; a secretária Judiciária, Thais Cedro; a secretária de Administração e Orçamento, Giselly Castro; o secretário de Tecnologia da Informação, Frank Ribeiro; a secretária de Gestão de Pessoas, Milena Jorge; o secretário de Comunicação e Cerimonial, Brazil Nunes;  a dirigente da Seção de Gestão da Memória do TRT-18, Ariony de Castro; servidores e colaboradores das três Justiças, além de membros da comunidade acadêmica.

Próximo evento

O encerramento da Semana da Memória acontecerá no Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário de Goiás, no centro histórico da cidade de Goiás, capitaneado pelo desembargador Itaney Campos, integrante da Comissão Permanente de Memória e Cultura do TJGO. Na ocasião, o TRE-GO lançará o livro “Primeira Fase da Justiça Eleitoral em Goiás (1932-1937)” com a presença dos organizadores Paulo Ricchi, da Universidade de São Paulo e Jaqueline Porto Zulini, da Fundação Getúlio Vargas.

 

Confira a íntegra do evento no canal do TRE-GO no YouTube.

Acesse as fotos do encontro.

Veja a programação completa.

 

Secom/TRE-GO

 

                       

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.