TRE-GO sedia o segundo dia da III Semana da Memória do Poder Judiciário
Patrimônio, cultura e memória foram os temas abordados na programação
Aconteceu na manhã desta quinta-feira (16), no Plenário Geraldo Salvador de Moura do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), o segundo dia da III Semana da Memória do Poder Judiciário Goiano. O encontro é feito em parceria entre o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18), o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e a Justiça Eleitoral.
O presidente da Comissão de Gestão da Memória e Cultura da Justiça Eleitoral de Goiás, o juiz-ouvidor Márcio Moraes Júnior, fez a abertura da programação, ao lado dos professores Nars Chaul e Heloísa Helena Costa. Em seu discurso, o decano frisou a importância de se aprender com o passado e de preservar a memória para o futuro: “A história não é uma linha reta, mas sim um tecido complexo de eventos e decisões que moldam o presente. Dessa forma, eu concluo, lembrando a todos nós a importância de preservar a memória do Poder Judiciário e abraçar as novas tecnologias para fortalecer essa busca por uma justiça verdadeira e igualitária. Juntos, não tenho dúvida, podemos construir um futuro onde a justiça não seja apenas um ideal a ser alcançado, mas uma realidade [..] comprovadamente tangível a todos do passado, do presente e para o futuro”.
O representante da Presidência da Comissão Permanente da Memória e Cultura do TJGO, professor Nars Chaul, proferiu que o trabalho de preservação e valorização da memória é dever de todos, especialmente com a chegada de novas tecnologias criadas para facilitar a vida humana. “Preservar as informações, pesquisar e possibilitar seu uso para a sociedade é tarefa nossa. É fazer história. Nenhuma inteligência artificial vai fazer isso por nós. É nossa obrigação histórica: preservar, manter a história, conhecer a história e a nossa cultura, para as gerações de ontem e de amanhã”, declarou o professor.
A palestra do dia foi ministrada pela professora doutora Heloísa Helena Costa, historiadora e museóloga de renome nacional e internacional. Abordando o dilema desafiador entre o uso da tecnologia e a preservação documental, a docente exaltou a “perspectiva mais humana do patrimônio, da cultura e da memória”, defendendo que as novas formas de armazenamento em nuvem, possibilitadas pela evolução tecnológica, podem ser a causa de uma perda documental significativa para as gerações futuras.
Painel de discussão
O painel de discussão sobre a integração das áreas de Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e História foi a última etapa do evento. As discussões foram entre os profissionais atuantes dos três tribunais e mediadas pela secretária de Gestão da Informação, Flávia Dayrell.
A secretária manifestou que a capital goiana foi escolhida para sediar a próxima edição do Encontro Nacional da Memória do Poder Judiciário: “Essa escolha é fruto do reconhecimento e do amadurecimento do Estado de Goiás no estudo, no desenvolvimento, na preservação e na motivação, acima de tudo, de todos os profissionais das áreas dos três tribunais, para tratar da Memória”. Relembrando o prêmio recebido pelo TRE-GO no ano passado, outorgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na Categoria Especial “Gestão de Memória: recursos humanos”, Dayrell enalteceu a valorização dos profissionais dessas áreas por esta Instituição, que é o primeiro tribunal do país a ter profissionais das quatro áreas em seu quadro de colaboradores, simultaneamente.
Participaram do painel os historiadores Filipe Petres (TRE-GO), Ana Clara Alves (TRT-18) e Laylla Nayanne Dias (TJGO); os biblioteconomistas Viviane Fraga (TRE-GO) e Carlos Novaes (TRT-18); a museóloga Nataly Mendes (TJGO); e os arquivistas Andréia Araújo (TRE-GO), Rafael Edgard Lopes (TRT-18) e Heloísa Esser (TJGO).
Presenças
Prestigiaram o evento o diretor -geral do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, Leonardo Sapiência; a secretária Judiciária, Thais Cedro; a secretária de Administração e Orçamento, Giselly Castro; o secretário de Tecnologia da Informação, Frank Ribeiro; a secretária de Gestão de Pessoas, Milena Jorge; o secretário de Comunicação e Cerimonial, Brazil Nunes; a dirigente da Seção de Gestão da Memória do TRT-18, Ariony de Castro; servidores e colaboradores das três Justiças, além de membros da comunidade acadêmica.
Próximo evento
O encerramento da Semana da Memória acontecerá no Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário de Goiás, no centro histórico da cidade de Goiás, capitaneado pelo desembargador Itaney Campos, integrante da Comissão Permanente de Memória e Cultura do TJGO. Na ocasião, o TRE-GO lançará o livro “Primeira Fase da Justiça Eleitoral em Goiás (1932-1937)” com a presença dos organizadores Paulo Ricchi, da Universidade de São Paulo e Jaqueline Porto Zulini, da Fundação Getúlio Vargas.
Confira a íntegra do evento no canal do TRE-GO no YouTube.
Acesse as fotos do encontro.
Veja a programação completa.
Secom/TRE-GO