TRE-GO lança Inteligência Artificial para combate à desinformação

Ferramenta GuaIA é produto de parceria com a UFG

Des. Luiz Cláudio em coletiva de imprensa - IA

Superando desafios, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) lançou, na presente data (16), uma pioneira e inovadora ferramenta de checagem para auxiliar no combate às fake news e deepfakes. Desenvolvida em parceria com o Instituto de Informática (INF) da Universidade Federal de Goiás (UFG), a GuaIA analisará publicações em sítios da internet e redes sociais, além de vídeos e áudios que possam ter sido manipulados com o intuito de gerar notícias distorcidas e enganosas sobre esta Justiça especializada e o processo eleitoral brasileiro.

Sem título

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás está na vanguarda. Nós faremos a identificação de fake news em todas as indicações de falsas notícias, de falsas informações. Em textos, em áudios e imagens. Temos uma ferramenta de ponta, desenvolvida aqui. É nossa, para o meu orgulho, para o orgulho do TRE!”, declarou o presidente do TRE-GO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, em discurso de abertura da solenidade de lançamento da GuaIA.

Sem título

Representando a Reitoria da Universidade, o pró-reitor de Pós-Graduação da UFG, professor doutor Felipe Terra Martins, agradeceu ao Tribunal pela parceria e por confiar na produção científica da instituição. “A Universidade Federal de Goiás não perde em nada para nenhuma outra universidade, em especial com relação à inteligência artificial e com o desenvolvimento de soluções. Ela está na vanguarda, está na fronteira. É muito bom que o Brasil e o mundo se surpreendam, cada vez mais, com a UFG”, afirmou o professor.

Sem título

As funcionalidades e mecanismos da GuaIA foram apresentados pelo chefe do Departamento de Informática da Federal goiana, professor doutor Eliomar Araújo de Lima, um dos desenvolvedores do projeto. Na ocasião, o docente enalteceu o esforço da comunidade acadêmica da UFG e a papel da universidade como expoente da produção de inovações tecnológicas.

O projeto piloto terá duração de 14 meses, com execução prevista no período de agosto de 2024 a setembro de 2025. Durante este tempo, o uso da ferramenta será restrito aos gabinetes dos desembargadores eleitorais e ao Ministério Público do estado. O 1º grau da jurisdição, demais órgãos públicos e membros da sociedade comum terão acesso ao programa posteriormente, após refinamento do sistema.

Na fase inicial do projeto, os eleitores e eleitoras poderão fazer denúncias de conteúdos suspeitos por meio de link a ser disponibilizado no portal do Tribunal.

Identidade visual

logo IA

A escolha do nome do projeto se refere aos povos originários que habitavam a região, especialmente os Guaiás (ou "Goyazes", "Guoyá", "Goyá"), que pertenciam ao tronco linguístico Macro-Jê e viviam na área muito antes da chegada dos colonizadores europeus.

A nomenclatura remete também ao Rio Araguaia, um dos principais rios do Brasil, que desempenha um papel significativo na história e cultura do Estado de Goiás, além de ser um elemento natural fundamental para os povos originários da região, como os Guaiás.

O símbolo do projeto foi criado baseado nos quesitos inteligência, fluidez, modernidade e pessoalidade.

Confira o vídeo de apresentação da ferramenta.

PRESENÇAS

Compareceram ao evento os desembargadores eleitorais Ana Cláudia Veloso, Adenir Peres Júnior, Alessandra Gontijo, Rodrigo Brustolin e Ludmilla Rocha; o procurador Regional Eleitoral, Marcello Wolff; o procurador-geral do estado de Goiás, Rafael Oliveira, o secretário-chefe do estado, Adriano Lima, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Netto, e a advogada Ana Vitória Caiado, em representação ao governador de Goiás; o juiz eleitoral da 133ª Zona Eleitoral, Sandro Cassio Fagundes; o promotor e coordenador de Justiça Estadual de Apoio aos Promotores, Carlos Alexandre Marques; a secretária-geral da OAB-GO, Talita Hayasaki, representando o presidente da Seccional; o gerente regional da ANATEL, Paulo Aurélio da Silva; e o assessor da Superintendência da ANATEL, Marcus Vinicius Arrais. Também estiveram presentes o diretor-geral do TRE-GO, Leonardo Sapiência, representantes de partidos políticos e federações, advogados, membros da imprensa, além de secretários, servidores e colaboradores do Tribunal.

Acesse as fotos da solenidade.

 

Secom

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.