Fato ou Boato: esclarecimentos de notícias falsas sobre as eleições em um clique

Página foi lançada em 2020 e já desmentiu mais de 400 fake news em circulação na internet

Página da Justiça Eleitoral ajuda a combater a desinformação sobre o processo eleitoral

Quantas vezes você ouviu falar que as urnas eletrônicas eram fraudadas ou que uma alteração no código-fonte poderia transferir votos entre candidaturas? Ou que apenas Brasil, Cuba e Venezuela utilizavam o voto eletrônico? Certamente você já deve ter recebido algum texto alarmante que lançava dúvidas sobre a segurança do processo eleitoral e, na hora, preferiu deixar para lá, porque não sabia o que responder para quem lhe repassou a informação falsa. A má notícia é que muita gente usa a internet para propagar mentiras, e essa situação parece estar cada vez mais longe de acabar.

A boa notícia é que a Justiça Eleitoral conta com um site exclusivo para desmentir as principais fake news relacionadas às eleições que insistem em brotar nas redes sociais. É a página Fato ou Boato, que traz esclarecimentos produzidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e por profissionais de nove agências independentes especializadas em checagem de fatos. Na página, você encontra conteúdos confiáveis sobre o sistema eleitoral, que podem ser compartilhados com amigos e familiares pelo WhatsApp, Twitter, Facebook, Instagram e também por e-mail.

Explicações simples e busca por palavras-chave

Hoje o Fato ou Boato conta com 408 desmentidos que explicam de forma simplificada os principais rumores que circularam antes, durante e depois das eleições. Lá você ainda consegue realizar buscas por palavras-chave e filtrar os resultados por categoria, instituição que fez a checagem e data. É a oportunidade de ouro para rebater, com propriedade, educação e informações verdadeiras, toda desinformação que circula nas redes sociais.

Estatísticas e textos mais buscados

De 15 de agosto a 31 de dezembro do ano passado, quando foram realizadas as Eleições Gerais de 2022, a página teve 9 milhões de acessos. De 1º de janeiro a 23 de maio de 2023 – que, vale lembrar, não é ano eleitoral – foram contabilizadas 600 mil visitas ao site.

Em 2022, o texto mais lido pelos usuários esclarece um vídeo que distorcia uma funcionalidade da urna eletrônica. Estamos falando sobre o alerta “Confira seu voto”, exibido no canto inferior da tela do equipamento, uma novidade implementada a partir das Eleições 2022. Ao contrário do que afirmou o autor da gravação, a função serve para estimular a conferência do número da candidatura, e não para anular o voto digitado pelo eleitorado. Esse conteúdo foi acessado 239 mil vezes.

Neste ano, o esclarecimento que despertou maior curiosidade das pessoas desmente uma mensagem de WhatsApp por meio da qual foi propagada a informação de que o código-fonte não havia sido inspecionado pelas Forças Armadas. Mas o fato é que o TSE recebeu representantes da entidade em duas ocasiões: em 3 de agosto e na semana do dia 12 do mesmo mês. A matéria teve 53 mil acessos.

Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação

A página Fato ou Boato é uma das ações do Programa Permanente de Enfretamento à Desinformação (PPED). Criado em 2019, o projeto conta com a colaboração de 162 parceiros. Entre os participantes, estão partidos políticos, plataformas digitais, instituições públicas e agências de checagem.

Além de profissionais da Justiça Eleitoral, integram a iniciativa checadores da AFP Checamos, da Agência Lupa, do Aos Fatos, do Boatos.org, do E-farsas, do Estadão Verifica, do G1 Fato ou Fake, do Projeto Comprova e do UOL Confere.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral

Acesso rápido