Fato ou Boato: esclarecimentos de notícias falsas sobre as eleições em um clique

Página foi lançada em 2020 e já desmentiu mais de 400 fake news em circulação na internet

Página da Justiça Eleitoral ajuda a combater a desinformação sobre o processo eleitoral

Quantas vezes você ouviu falar que as urnas eletrônicas eram fraudadas ou que uma alteração no código-fonte poderia transferir votos entre candidaturas? Ou que apenas Brasil, Cuba e Venezuela utilizavam o voto eletrônico? Certamente você já deve ter recebido algum texto alarmante que lançava dúvidas sobre a segurança do processo eleitoral e, na hora, preferiu deixar para lá, porque não sabia o que responder para quem lhe repassou a informação falsa. A má notícia é que muita gente usa a internet para propagar mentiras, e essa situação parece estar cada vez mais longe de acabar.

A boa notícia é que a Justiça Eleitoral conta com um site exclusivo para desmentir as principais fake news relacionadas às eleições que insistem em brotar nas redes sociais. É a página Fato ou Boato, que traz esclarecimentos produzidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e por profissionais de nove agências independentes especializadas em checagem de fatos. Na página, você encontra conteúdos confiáveis sobre o sistema eleitoral, que podem ser compartilhados com amigos e familiares pelo WhatsApp, Twitter, Facebook, Instagram e também por e-mail.

Explicações simples e busca por palavras-chave

Hoje o Fato ou Boato conta com 408 desmentidos que explicam de forma simplificada os principais rumores que circularam antes, durante e depois das eleições. Lá você ainda consegue realizar buscas por palavras-chave e filtrar os resultados por categoria, instituição que fez a checagem e data. É a oportunidade de ouro para rebater, com propriedade, educação e informações verdadeiras, toda desinformação que circula nas redes sociais.

Estatísticas e textos mais buscados

De 15 de agosto a 31 de dezembro do ano passado, quando foram realizadas as Eleições Gerais de 2022, a página teve 9 milhões de acessos. De 1º de janeiro a 23 de maio de 2023 – que, vale lembrar, não é ano eleitoral – foram contabilizadas 600 mil visitas ao site.

Em 2022, o texto mais lido pelos usuários esclarece um vídeo que distorcia uma funcionalidade da urna eletrônica. Estamos falando sobre o alerta “Confira seu voto”, exibido no canto inferior da tela do equipamento, uma novidade implementada a partir das Eleições 2022. Ao contrário do que afirmou o autor da gravação, a função serve para estimular a conferência do número da candidatura, e não para anular o voto digitado pelo eleitorado. Esse conteúdo foi acessado 239 mil vezes.

Neste ano, o esclarecimento que despertou maior curiosidade das pessoas desmente uma mensagem de WhatsApp por meio da qual foi propagada a informação de que o código-fonte não havia sido inspecionado pelas Forças Armadas. Mas o fato é que o TSE recebeu representantes da entidade em duas ocasiões: em 3 de agosto e na semana do dia 12 do mesmo mês. A matéria teve 53 mil acessos.

Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação

A página Fato ou Boato é uma das ações do Programa Permanente de Enfretamento à Desinformação (PPED). Criado em 2019, o projeto conta com a colaboração de 162 parceiros. Entre os participantes, estão partidos políticos, plataformas digitais, instituições públicas e agências de checagem.

Além de profissionais da Justiça Eleitoral, integram a iniciativa checadores da AFP Checamos, da Agência Lupa, do Aos Fatos, do Boatos.org, do E-farsas, do Estadão Verifica, do G1 Fato ou Fake, do Projeto Comprova e do UOL Confere.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.