Desembargador Vicente Lopes recebe Comenda do Mérito Eleitoral

Medalha foi entregue na tarde desta quinta-feira (16)

Entrega Comenda Des. Vicente Lopes

O desembargador Itaney Francisco Campos, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), outorgou, na tarde desta quinta-feira (16), a Comenda “Colar do Mérito Eleitoral Desembargador Jorge de Morais Jardim” ao desembargador Vicente Lopes da Rocha Júnior. A condecoração é o mais alto emblema da Corte Regional, dado em decorrência dos relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral em Goiás.

Vicente Lopes da Rocha Júnior foi empossado em 12 de novembro de 2018 como juiz-membro titular do Gabinete de Juiz de Direito I da Corte regional para o biênio 2019/2000, sendo reconduzido para mais um mandato pela classe dos advogados para o biênio 2021/2022. O ex-juiz se despede do TRE-GO devido a sua promoção a desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás em 10 de junho de 2022.

Na solenidade, realizada no auditório desembargador Geraldo Salvador de Moura, participaram também a vice-presidente e corregedora, desembargadora Amélia Martins de Araújo, os juízes-membros Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior, Juliano Taveira Bernardes, Mônica Cezar Moreno Senhorelo, Adenir Teixeira Peres Júnior, Ana Cláudia Veloso Magalhães, Laudo Natel Mateus, e a representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Goiás (OAB/GO), Talita Hayasaki. O procurador regional eleitoral, Célio Vieira da Silva, participou de maneira remota.

Prestigiaram o evento o desembargador Sinval Guerra Pires, advogados, servidores da Corte Eleitoral, familiares e amigos do desembargador Vicente Lopes.

Aberta a 14ª Sessão Ordinária do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, os presentes ouviram o Hino Nacional Brasileiro e o presidente realizou a entrega da medalha.

Entrega Comenda Des. Vicente Lopes 5

Em corte, o presidente Itaney Francisco Campos saudou o desembargador e reconheceu a honraria do magistrado em seus serviços prestados à Justiça Eleitoral. “Da mesma forma que honrou este tribunal com o talento de sua inteligência e o vigor de sua cultura, o desembargador Vicente Lopes, por certo, se destacará no Tribunal de Justiça de Goiás, como um julgador altaneiro, mas simples, culto, mas acessível, justo, mas sem arrogância, jovem, mas já preparado para a difícil missão de julgar”, atestou.

Os componentes do Tribunal Pleno também discursaram em agraciamento ao novo desembargador e o desejaram um pleno exercício na Justiça Estadual.

Entrega Comenda Des. Vicente Lopes 2

Em seu discurso, Vicente Lopes agradeceu aos pares com os quais dividiu o Tribunal Pleno e reiterou o seu compromisso com o Poder Judiciário. “O maior prêmio eu já recebi, que foi ter tido a oportunidade de compor este tribunal por 7 anos e 11 meses. De poder aqui aprender, apreender e compreender. Existe uma pessoa que vos fala aqui antes do TRE e outra depois do TRE”, expôs.

Perfil

Entre 2015 e 2017, Vicente Lopes atuou como juiz substituto no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) na classe jurista. De 2018 a 2022, ocupou o cargo de juiz-membro titular do TRE-GO. No tribunal, foi juiz auxiliar da Propaganda, gestor de metas, ouvidor regional eleitoral, presidente do Comitê Gestor do processo judicial eletrônico, presidente do comitê gestor local de atenção básica à saúde, presidente do comitê de crise e enfrentamento ao Covid e diretor da Escola Judiciária Eleitoral.

Vicente Lopes tem mais de 20 anos de carreira na Advocacia e atuou nas áreas cível, administrativa e eleitoral. Foi consultor jurídico de vários municípios e câmaras de vereadores no Estado de Goiás, professor de Direito Administrativo na Uni-Anhanguera, procurador-geral do Município de Caldas Novas e gerente jurídico da Agência Estadual de Turismo.

Entrega Comenda Des. Vicente Lopes 6

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido