Projeto “Integridade Viva” é lançado pela Justiça Eleitoral goiana

O planejamento é fortalecer as medidas de combate à corrupção no TRE-GO

TRE-GO Integridade Viva

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), por meio da Assessoria de Gestão e Informação de Órgãos Externos (AGIOE), apresenta o projeto “Integridade Viva”, que objetiva a implantação do Programa de Integridade neste Regional. No dia 27 de abril, o programa será lançado por meio da palestra “Cultura de Integridade no Serviço Público”, ministrada pela procuradora de Justiça do Ministério Público de Goiás, Ivana Farina.

O Planejamento Estratégico 2021-2026 estabeleceu como objetivo estratégico n. 7 “Aperfeiçoar a Gestão Administrativa e a Governança da Justiça Eleitoral” e, como Iniciativa 20, “Implantar e implementar programa de Integridade”. Assim, o TRE-GO visa, através do projeto, fortalecer as medidas de prevenção e combate à corrupção adotadas pelo Tribunal.

De acordo com a Controladoria Geral da União (CGU), a Integridade Pública deve ser entendida como o conjunto de arranjos institucionais que visa garantir que a Administração Pública cumpra seu objetivo principal: entregar resultados adequados, imparciais e eficientes para a população. Uma política de integridade requer uma combinação de medidas de repressão e prevenção.

Dessa forma, a AGIOE propõe ações de conscientização, treinamento e capacitação para fortalecer a cultura de integridade e ética.

Perfil da palestrante

Ivana Farina Navarrete Pena ingressou no Ministério Público do Estado de Goiás em 1989, onde hoje ocupa a 4a Procuradoria de Justiça e exerce a função de Presidenta da Comissão de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade.

Foi Conselheira do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, na representação dos Ministérios Públicos estaduais, no biênio 2019/2021. No exercício do mandato no CNJ, coordenou o Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do “Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero”, no âmbito do Poder Judiciário.

É membro convidada da Comissão Permanente de Defensores(as) dos Direitos Humanos e Enfrentamento à Criminalização dos Movimentos Sociais e da Comissão Permanente dos Direitos da População em Situação de Privação de Liberdade, ambos do Conselho Nacional dos Direitos Humanos – CNDH.

É ex-Secretária de Direitos Humanos e Defesa Coletiva do Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP (2017/2019), ex-membra auxiliar da Presidência daquele órgão (2017/2019) e ex-membra auxiliar da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do CNMP (2013/2014).

Foi também Presidenta do Conselho Nacional de Direitos Humanos – CNDH, em 2016; membro do Conselho Superior do Ministério Público do Estado de Goiás nos anuênios 2010/2011 e 2012/2013 e Procuradora-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás nos biênios 1999/2001 e 2001/2003.

Ainda, foi Presidenta do Conselho Nacional de Procuradores[1]Gerais de Justiça em 2000/2001, sendo a primeira mulher a ocupar tal cargo. Foi Presidenta da Associação Goiana do Ministério Público do Estado de Goiás – AGMP nos biênios 1994/1996 e 1996/1998 e primeira Vice-Presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público – CONAMP em 1998.

Serviço

Palestra “Cultura de Integridade no Serviço Público”, ministrada pela procuradora Ivana Farina.
Data: 27 de abril

Horário: 14h
Local: Auditório Levino Emiliano dos Passos - Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, 300 – Setor Central

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.