Integridade é tema de evento realizado nesta quinta (27)

Projeto visa ao combate à corrupção no serviço público

TRE-GO Integridade Viva

O Programa “Integridade Viva” foi lançado no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) nesta quinta-feira (27), durante evento no qual a procuradora de Justiça Ivana Farina, do Ministério Público de Goiás, proferiu palestra com o tema “Cultura de Integridade no Serviço Público”.

TRE-GO Integridade Viva

Na abertura do encontro, o desembargador-presidente Itaney Francisco Campos abordou a importância do projeto para a produção administrativa e fortalecimento institucional. “O programa Integridade Viva está dentro das metas do planejamento do Tribunal Regional, com a missão de aperfeiçoar a gestão administrativa e a governança da Justiça Eleitoral. O objetivo final é a prevenção contra a corrupção, contra a imoralidade, contra todas distorções que maculam a atividade administrativa”, afiançou.

A procuradora Ivana Farina, ao iniciar o seu pronunciamento, destacou que a presença do desembargador Itaney no encontro foi de representatividade e relevância que valem reconhecimento. Acrescentou, na sequência, que “é importante que as servidoras e os servidores que concebem esses planos, que agem na governança, que executam um planejamento estratégico, estejam respaldados pelos integrantes e pelas integrantes da cúpula do TRE. Esse é um reconhecimento de cada um e de cada uma”.

A procuradora enfatizou ainda a necessidade de ações eficazes para o cumprimento dos preceitos constitucionais e a publicidade dos feitos: “Não existe integridade sem transparência, porque se não é dado a conhecer aquilo que é feito na coisa pública e para o interesse público, não tem como ser controlado”.

Assista à integra da palestra no canal do TRE-GO no YouTube.

 TRE-GO Integridade Viva

Programa Integridade Viva

Capitaneado pela Assessoria de Gestão e Informação de Órgãos Externos (AGIOE), o projeto propõe ações de conscientização, treinamento e capacitação para fortalecer a cultura de integridade e ética no Tribunal.

De acordo com a Controladoria Geral da União (CGU), a Integridade Pública deve ser entendida como o conjunto de arranjos institucionais que visa garantir que a Administração Pública cumpra seu objetivo principal: entregar resultados adequados, imparciais e eficientes para a população. Uma política de integridade requer uma combinação de medidas de repressão e prevenção.

No Planejamento Estratégico 2021-2026, o TRE-GO estabeleceu como objetivo estratégico n. 7 “Aperfeiçoar a Gestão Administrativa e a Governança da Justiça Eleitoral” e, como Iniciativa 20, “Implantar e implementar programa de Integridade”. Assim, o Tribunal visa, por meio do projeto, fortalecer as medidas de prevenção e combate à corrupção.

TRE-GO Integridade Viva

TRE-GO Integridade Viva

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido