Juíza Ana Cláudia Veloso toma posse como titular no Pleno
Magistrada integra o Gabinete de Juízes de Direito

A juíza Ana Cláudia Veloso Magalhães tomou posse nesta quinta-feira (22) no cargo de juíza-membro titular do Gabinete de Juízes de Direito do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). A magistrada comporá o Pleno no biênio de 2022 a 2024.
Na solenidade de posse, realizada no auditório desembargador Geraldo Salvador de Moura, participaram os integrantes do Tribunal Pleno, o presidente-desembargador Itaney Francisco Campos, a vice-presidente e corregedora, desembargadora Amélia Martins de Araújo, o desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga e os juízes Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior, Vicente Lopes da Rocha Júnior, Juliano Taveira Bernardes, Mônica Cezar Moreno Senhorelo, Luiz Cláudio Veiga Braga, Adenir Teixeira Peres Júnior, Mark Yshida Brandão, Laudo Natel Mateus e Wilton Müller Salomão, o procurador regional eleitoral, Célio Vieira da Silva e a representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Goiás (OAB/GO), Talita Hayasaki.
Prestigiaram o evento o corregedor-geral de Justiça, desembargador Nicomedes Borges, os desembargadores Itamar de Lima, Fabiano de Aragão Fernandes e Anderson Máximo, o diretor do Foro da comarca de Goiânia, juiz Heber Carlos de Oliveira, o ex-juiz-membro do TRE-GO, Luciano Hannah, representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública, advogados, servidores da Corte Eleitoral, familiares e amigos da juíza Ana Cláudia.
Aberta a 78ª Sessão Ordinária do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, os presentes ouviram o Hino Nacional Brasileiro e, após a juíza ter prestado o compromisso regimental, o presidente declarou-a oficialmente empossada.
O decano do Pleno, juiz-membro Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior, saudou efusivamente a nova integrante titular em nome da Corte Eleitoral. Enaltecendo suas qualidades como juíza, professora e mãe, proclamou: “Isto não é apenas uma posse: é a assunção ao Segundo Grau Eleitoral de uma magistrada que desde 1999 orgulha a Justiça goiana, atuando com competência e firmeza na judicatura, sem descuidar da atenção às pessoas dos jurisdicionados.”
Na sequência, o Procurador Regional Eleitoral, Célio Vieira da Silva, congratulou a empossada, que afirmou ser primada pelo conhecimento, firmeza e independência no exercício da magistratura. Em nome do Ministério Público, desejou-lhe êxito na missão. “A responsabilidade é proporcional à destinatária”, afiançou o Procurador.
A representante da OAB/GO, advogada Talita Hayasaki, cumprimentou a magistrada e declarou admiração por sua atuação na carreira. Ressaltou ainda a importância da participação feminina nos postos de poder: “É muito simbólico para nós, advogadas e operadoras do Direito, a chegada de uma mulher a este Tribunal. Ganhamos nós, advogados e advogadas, ganha esta Casa e ganham os cidadãos goianos com o reforço do protagonismo feminino”.
Em seu emocionante discurso de posse, a juíza Ana Cláudia Veloso Magalhães agradeceu fervorosamente a todos os presentes e reverenciou a Justiça Especializada: “Tal como o poeta vive de poesia, a Justiça Eleitoral, de cidadania. São 90 anos de jurisdição, quase um século de combate à corrupção”. Aludindo à oração de São Francisco de Assis, conclamou: “Onde houver um eleitor, que se leve a jurisdição; onde houver voto, que se leve a transparência, onde houver irregularidades, que se leve a solução; onde houver exclusão, que se leve a democracia.”
Após o discurso, a magistrada recebeu uma comovente homenagem de sua filha Maria Valentina e de sua sobrinha Sofia.
Ao término da solenidade de posse, o presidente Itaney Francisco Campos reiterou os cumprimentos à juíza e a reverenciou por sua erudição, afabilidade e grande contribuição à produção da Corte. “Fique certa da nossa admiração, da nossa disposição de continuarmos trabalhando para que o Tribunal Regional Eleitoral permaneça na sua senda de bem servir à sociedade goiana e possibilitar a realização de um pleito tranquilo”, asseverou.
Currículo
Ana Cláudia Veloso Magalhães é natural de Carmo do Paranaíba-MG. Juíza de Direito da Vara de Custódia da Comarca de Goiânia, é Doutoranda pela Faculdade de Direito da Universidade de Roma, Itália, e pela Faculdade de Direito da Universidade de Salamanca, Espanha, e Mestre em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal.
Atua como Juíza de Direito da Vara de Custódia da Comarca de Goiânia desde 2020. É coordenadora Estadual das Audiências de Custódia no Estado de Goiás desde 2021, integrante do Grupo de Trabalho do Projeto Com Viver do TJGO desde 2022, integrante do Grupo de Monitoramento e Fiscalização – GMF do TJGO, bem como coordenadora do Comitê de Combate à Tortura e outras violações do mesmo, desde 2021. Exerce docência na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), Escola Judicial de Goiás (EJUG) e na Escola Superior da Magistratura de Goiás (Esmeg).
Foi Juíza de Direito da 9ª Vara Criminal da Comarca de Goiânia (2019/2020), Juíza de Direito da 2ª Vara Criminal Comarca de Aparecida de Goiânia (2013/2019), Juíza-Membro da Turma Recursal da Comarca de Aparecida de Goiânia, Juíza Eleitoral e de Direito da 1ª Vara Criminal da Comarca de Anápolis (2008/2013), Juíza-Membro da Turma Recursal da Comarca de Anápolis, Juíza de Direito e Eleitoral da Comarca de Silvânia (2006/2007), Juíza de Direito e Eleitoral da Comarca de Itapuranga (2000/2006), Juíza Eleitoral e de Direito nas Comarcas de Itaberaí/Itauçu/Taquaral (1999/2000). Atuou como magistrada federal na área Previdenciária (1999/2006). Em setembro de 2021 integrou o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás como Juíza-Membro Substituta do Gabinete de Juiz de Direito I.
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social