Desembargador Ivo Favaro integra Pleno do TRE-GO

Posse do magistrado como juiz-membro substituto ocorreu nesta quarta (25)

TRE-GO Posse Ivo Favaro 25/05 03

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Itaney Francisco Campos, conferiu posse, nesta quarta-feira (25), ao desembargador Ivo Favaro, no cargo de juiz-membro substituto na classe de desembargadores do Tribunal Pleno.

A solenidade aconteceu durante a 37ª sessão ordinária do ano, com a Corte Eleitoral reunida de forma presencial no Auditório Desembargador Geraldo Salvador de Moura e por meio de videoconferência.

Em Plenário, estavam presentes, além do presidente e do empossado, os juízes-membros Vicente Lopes da Rocha Júnior e Mônica Cezar Moreno Senhorelo.

Participaram da sessão por meio de videoconferência a vice-presidente e corregedora regional eleitoral, desembargadora Amélia Martins de Araújo, os juízes-membros Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior, Juliano Taveira Bernardes, Ana Cláudia Veloso Magalhães e Laudo Natel Mateus, Adenir Teixeira Peres Júnior, assim como o procurador regional eleitoral Célio Vieira da Silva.

O juiz-membro Vicente Lopes da Rocha Júnior saudou o desembargador Ivo Favaro em nome da Corte Eleitoral. “Este Tribunal tem a alegria de, a partir de agora, contar com a sabedoria e o preparo do desembargador Ivo Favaro para enfrentar os desafios de realizar uma eleição no atual quadro histórico”, afirmou o juiz.

Na sequência, o procurador regional eleitoral Célio Vieira da Silva cumprimentou o desembargador e desejou-lhe êxito na nova missão.

“Quero agradecer a fidalguia da recepção que me foi concedida e reafirmar meu compromisso com os objetivos da Justiça Eleitoral, seja na transparência, seja na lisura dos nossos atos”, declarou o novo juiz-membro em seu pronunciamento.

Ao fim da solenidade de posse, o presidente-desembargador Itaney Campos reiterou as manifestações de boas-vindas do juiz Vicente Lopes ao desembargador Ivo Favaro, mencionando sua satisfação em tê-lo como integrante do Pleno.

Prestigiaram a solenidade o diretor-geral, secretários e servidores do TRE-GO, familiares e amigos do empossado.

Perfil

Ivo Favaro é natural de São Paulo (SP). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Goiás, atuou como advogado nos anos de 1977 a 1983, foi assessor jurídico e secretário de administração da prefeitura de Mozarlândia e diretor do Colégio Estadual Costa e Silva, no mesmo município.

Tomou posse como juiz de Direito em 1983, passando pelas comarcas de Itapirapuã, Filadélfia e Porangatu, onde atuou como juiz eleitoral e ocupou por diversas vezes a Diretoria do Foro.

Tornou-se desembargador em outubro de 2009, por antiguidade. Integra a 1ª Câmara Criminal.

Composição dos Tribunais Regionais Eleitorais

De acordo com a Constituição Federal, os Tribunais Regionais Eleitorais são compostos por 7 juízes, sendo dois juízes dentre os desembargadores do Tribunal de Justiça; dois juízes, dentre juízes de direito, escolhidos pelo Tribunal de Justiça; um juiz do Tribunal Regional Federal com sede na Capital do Estado ou no Distrito Federal, escolhido, em qualquer caso, pelo Tribunal Regional Federal respectivo; e, por nomeação, pelo presidente da República, de dois juízes escolhidos dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justiça.

Ainda, de acordo com o mandamento constitucional, os juízes dos Tribunais Eleitorais, salvo motivo justificado, servirão por dois anos, no mínimo, e nunca por mais de dois biênios consecutivos, sendo os substitutos escolhidos na mesma ocasião e pelo mesmo processo, em número igual para cada categoria.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido