Goianos conquistam 1º lugar no concurso de redação da Justiça Eleitoral

Moradores das cidades de Santo Antônio do Descoberto e Posse venceram nas categorias “Idosos” e “Jovens”

Concurso redação TSE logo 14.12.2022

A Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE) divulgou nesta quarta-feira (14) os vencedores do I Concurso Nacional de Redação da Justiça Eleitoral (JE). Nas duas categorias do certame, os ganhadores foram do estado de Goiás, das cidades de Posse e de Santo Antônio do Descoberto. Ao todo, a seleção recebeu 1.035 inscrições de todas as unidades da Federação, com 566 artigos submetidos à avaliação da comissão organizadora.

O concurso foi dividido em duas categorias: uma voltada para adolescentes de 15 a 17 anos e outra para pessoas com 60 anos ou mais. Na categoria Jovens, o tema foi “Meu voto, a democracia, o futuro do Brasil”, que deveria ser desenvolvido na forma de dissertação. Já na categoria Idosos, a temática foi “O voto, a democracia e a minha trajetória”, cujos textos tiveram de ser entregues no formato de memórias.

A iniciativa teve como objetivo aproximar ainda mais a Justiça Eleitoral da sociedade e proporcionar a oportunidade de expressão a esse público por meio da escrita, além de contribuir com reflexões sobre as ações desenvolvidas pela JE. O edital do concurso foi publicado pelo TSE na edição do Diário da Justiça Eletrônico (DJe) de 1º de julho.

De acordo com a assessora-chefe da EJE/TSE, Polianna Santos, o concurso, que deve ser uma ação anual da Justiça Eleitoral, busca estimular o debate sobre a importância da participação livre, efetiva e consciente de jovens e pessoas mais experientes no processo eleitoral, motivando-os ao exercício do voto e ao engajamento nas eleições.

“Estamos felizes com esse primeiro concurso. Ele foi realizado em tempo recorde e com uma comissão repleta de pessoas capacitadas, envolvendo muita gente em sua organização e avaliação. As narrativas apresentadas nos trabalhos foram extremamente interessantes, trouxeram aprendizado e identificaram o engajamento sobre a importância da JE de forma notória nos dois públicos participantes”, destaca Polianna.

Temas e perfil dos vencedores

O tema geral do concurso foi “90 anos da Justiça Eleitoral: cidadania em memória e em esperança”. Foram 21 trabalhos feitos por pessoas idosas e outros 545 produzidos por adolescentes e jovens de todo o país. O estado de Minas Gerais foi o que mais enviou redações, um total de 130, seguido por Goiás, com 88, e pela Paraíba, com 83 trabalhos.

Os textos da classe destinada a idosos tiveram como vencedores, respectivamente na primeira, segunda e terceira colocações: Gregorio Augusto dos Santos Filho, de Santo Antônio do Descoberto (GO); Maria Ede Catani Antunes, de São Vicente (SP); e Almeriane Maria Weffort Santos, de Curitiba (PR).

Já as dissertações vencedoras da juventude foram escritas por Geovana Rodrigues Almeida, de Posse (GO); Brenda Basso, de Guabiju (RS); e Samua M. Holanda, de Acopiara (CE), nessa ordem.

Segundo a analista Judiciária do TSE Camila Lopes, que é coordenadora da comissão organizadora do concurso, a qualidade dos textos e a emoção para falar sobre temas que englobam o trabalho da JE ficaram evidentes em todos os trabalhos.

“Em sua maioria, os jovens demonstraram desenvoltura, engajamento e conteúdo extremamente alinhados com os pilares da Justiça Eleitoral. Os [textos] dos idosos, emocionaram. Falaram de memórias vivas. Falaram de esperança de forma poética, com analogias e histórias contadas em primeira pessoa. Foi muito gratificante e emocionante. Sobretudo, quando vimos que alguns vencedores são de municípios fora dos grandes centros, do interior do país e de diferentes regiões”, ressalta Camila.

Prêmios

Os primeiros lugares em ambas as categorias receberão como prêmios o certificado de participação do concurso, um tablet e um passeio de um dia no Museu do Voto do TSE. Eles terão direito à diária e à passagem aérea, inclusive para um responsável pelo adolescente e para um acompanhante da pessoa com 60 anos ou mais, quando provenientes de fora do Distrito Federal.

O segundo e o terceiro lugares em cada categoria receberão também o certificado de participação do concurso e um passeio de um dia no Museu do Voto do TSE, nas mesmas condições dos que conquistaram as primeiras colocações.

A data da cerimônia de entrega das premiações ainda será programada.

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Com informações do Tribunal Superior Eleitoral

 

 

 

 

 

 

 

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.