Adenir Teixeira toma posse como juiz titular do Tribunal Pleno

Magistrado integra o Gabinete de Jurista II

TRE-GO Adenir toma posse

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Itaney Francisco Campos, concedeu posse nesta sexta-feira, 17, a Adenir Teixeira Peres Júnior, no cargo de juiz-membro titular do Gabinete de Jurista II da Corte Eleitoral goiana. O juiz, que é integrante substituto do Tribunal Pleno desde dezembro de 2020, assume o posto anteriormente ocupado por Vicente Lopes, recentemente empossado como desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás.

A cerimônia de posse foi realizada durante a 127ª Sessão Plenária Ordinária do Tribunal Pleno. A nomeação do magistrado se deu por ato do presidente da República, publicada no Diário Oficial da União em 11 de novembro.

Adenir Peres é atualmente diretor interino da Escola Judiciária Eleitoral de Goiás, onde atuou como vice-diretor desde fevereiro deste ano.

Em junho, o juiz auxiliar foi designado para presidir os trabalhos relativos à propaganda eleitoral durante as Eleições 2022.

O magistrado é coordenador da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão da Corte Eleitoral.


Perfil

Adenir Teixeira Peres Júnior é natural de Goiânia. Bacharel em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira, fez pós-graduação em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas e é mestrando em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito.

Advogado desde 2005, foi também Procurador Municipal de Damolândia entre os anos de 2013 e 2016.

Em 2014, fez o Curso de Licitações e Contratos Administrativos e em 2017, o de Recuperação Judicial e Falência, ambos pela Fundação Getúlio Vargas. Em 2020, participou do VIII Fórum Jurídico de Lisboa e do XXIII Congresso Internacional de Direito Constitucional.


Composição dos Tribunais Regionais Eleitorais

De acordo com a Constituição Federal, os Tribunais Regionais Eleitorais são compostos por 7 juízes, sendo dois juízes dentre os desembargadores do Tribunal de Justiça; dois juízes, dentre juízes de direito, escolhidos pelo Tribunal de Justiça; um juiz do Tribunal Regional Federal com sede na Capital do Estado ou no Distrito Federal, escolhido, em qualquer caso, pelo Tribunal Regional Federal respectivo; e, por nomeação, pelo Presidente da República, de dois juízes escolhidos dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justiça. Ainda, de acordo com o mandamento constitucional, os juízes dos Tribunais Eleitorais, salvo motivo justificado, servirão por dois anos, no mínimo, e nunca por mais de dois biênios consecutivos, sendo os substitutos escolhidos na mesma ocasião e pelo mesmo processo, em número igual para cada categoria.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.