Diretor da EJE-GO participa de Encontro de Escolas Judiciárias Eleitorais

Educação política e cidadania são temas de evento

Logo colégio de dirigentes

Diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Goiás, Juiz-Membro Vicente Lopes, participa do XVI Encontro do Codeje - Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais. O evento começou na tarde desta quinta-feira (27), e continua nesta sexta (28). As reuniões discutem a integração e a troca de experiências entre as escolas presentes nos 27 tribunais regionais eleitorais. Devido à pandemia, o encontro virtual foi realizado por meio da plataforma de videoconferências Zoom.

Participaram da mesa de honra, dando início aos trabalhos, o presidente e o vice-presidente do Codeje, desembargadores Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior (TRE-SP) e Jorge Luís Dall´Agnol (TRE-RS), respectivamente, e a juíza representante da Região Sudeste, Roberta Rocha Fonseca (TRE-MG).

“Estamos reunidos para cumprir uma missão do Codeje, que é discutir questões de direito eleitoral. Destaco, primeiro, que o maior patrimônio da Justiça Eleitoral são os servidores, que, com comprometimento e dedicação, realizam, a cada dois anos, o evento mais importante para a consolidação da república democrática, que são as eleições”, afirmou Nuevo Campos. Ainda segundo o presidente do TRE-SP, “com tantas mudanças normativas e novidades a cada pleito, é preciso compartilhar boas práticas e estruturar um regramento nacional para as escolas judiciárias, sem esquecer que a aplicação das regras envolve complexidades, considerando as dimensões continentais do país”.

“Encontros como este são inestimáveis para o aperfeiçoamento da Justiça Eleitoral, com a contínua capacitação de servidores e magistrados, fundamental para manter o grau de excelência de nossa instituição”, concluiu o dirigente do Codeje.

Na sequência, coordenadores das escolas judiciárias se reuniram para discutir o Sistema EJE, presente na Resolução TSE 23.620/2020, que regulamenta as atividades de pesquisa, formação profissional, publicação e divulgação de trabalhos relacionados ao Direito Eleitoral, com vistas ao fortalecimento da democracia representativa e da educação para a cidadania. Também foram discutidos a nacionalização das ações das escolas e o envolvimento delas no grupo de trabalho da Câmara dos Deputados para a reforma e a sistematização das normas eleitorais.

Nesta sexta-feira, será apresentada a Rede Mundial da Justiça Eleitoral, além dos relatórios elaborados pelos coordenadores que serão analisados pela diretoria e vão servir de base para a produção da Carta do Codeje.

Para conhecer na íntegra as pautas abordadas acesse a programação do event o. (arquivo PDF)

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Com informações do TRE-SP

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.