Eleições 2020: Novas regras para gastos de campanha

O autofinanciamento de campanhas passa a ter limite estabelecido por lei.

gastos campanha

Entre as novas regras eleitorais estabelecidas pela Lei nº 13.878/2019 para as eleições municipais de 2020, destaca-se a alteração relativa aos gastos de campanha.

No primeiro turno, o valor máximo permitido para prefeito e vereador será equivalente ao limite para os respectivos cargos nas eleições de 2016 atualizado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), verificado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ou por índice que o substituir.

A alteração mais expressiva se refere ao limite de gastos para o segundo turno das eleições para prefeito – onde houver – que será de 40% do limite previsto na lei para o primeiro turno. Nas eleições de 2016, este limite era de 30%.

O investimento de recursos próprios dos candidatos passa a ser limitado a 10% dos limites previstos para gastos de campanha no cargo pretendido.

 Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.