Enquetes ou sondagens sobre eleições são proibidas

Desde 2013 não é permitido a realização de enquetes ou sondagens

Enquetes sobre o processo eleitoral durante o período de campanha são proibidas por lei desde 2013, quando a Lei das Eleições (Lei 9.504/97) foi modificada.

Embora seja proibida, a prática das enquentes ainda existe, seja ela feita na internet, por sites e redes sociais, seja nas ruas.

Quem for flagrado fazendo enquete ou sondagem eleitoral pode ser punido com pagamento de multa. Já a divulgação de pesquisa fraudulenta é considerada crime com penalidade de detenção de seis meses a um ano.

Para denunciar a irregularidade, o cidadão pode enviar e-mail para ouvidoria@tre-go.jus.br relatando sobre a enquete ou sondagem realizada.

Entende-se por enquete ou sondagem a pesquisa de opinião pública que não obedeça às disposições legais e às determinações previstas na Resolução nº 23.549/2017.



Assessoria de Imprensa e Comunicação Social




Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.