Justiça Eleitoral Itinerante chega a Goiás com o tema Inclusão e Acessibilidade

Palestraram os Ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luiz Fux e Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, o Diretor da Escola Judiciária em Goiás, Dr. Luciano Mtanios Hanna, bem como a ativista em direitos da pessoa com deficiência, Maria Aparecida "Cidinha" Siqueira.

TRE-GO Justiça Itinerante

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE/GO) recebeu nesta quarta-feira (25/07) o Programa Justiça Eleitoral Itinerante cujo tema abordou a Inclusão e Acessibilidade, bem como o Ativismo Judicial. Participaram do evento os Ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luiz Fux e Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, o Diretor da Escola Judiciária em Goiás, Luciano Mtanios Hanna, bem como a ativista em direitos da pessoa com deficiência, Maria Aparecida "Cidinha" Siqueira.

O desembargador Escher afirmou que discutir o tema acessibilidade é uma questão prioritária no sentido de garantir a inclusão de todas as pessoas que, por algum tempo, foram impossibilitadas de exercer o direito de votar e escolher seus representantes.

“O voto é um importante instrumento de expressão da soberania popular”, disse ele.

O ministro Luiz Fux, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), destacou em seu discurso que lutar pelos deficientes é uma das causas mais nobres e mais justas a ser enfrentada pelo Poder Judiciário. “Se é importante permitir que o cidadão vá à Justiça, é muito mais importante que a Justiça vá até o cidadão.

Aberto ao público e com a presença de diversas pessoas com deficiência e que atuam na defesa dessa comunidade, o evento também contou com palestras sobre Ativismo Judicial e Cidadania.

Em seu discurso, o ministro Tarcisio Vieira defendeu que a lei seja aplicada para promover os direitos e garantias individuais. Nesse sentido, lembrou a ação afirmativa do TSE no sentido de garantir que travestis e transexuais possam utilizar o nome social no título de eleitor e serem reconhecidos pelo o gênero com o qual se identificam.

Para o Dr. Hanna, diretor da EJE/GO, muitos são os desafios de ordem prática para efetivação plena do direito ao voto por parte das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

O evento foi realizado pela Escola Judiciária do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE) em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral de Goiás, no auditório da sede do TRE/GO.

O Programa Justiça Eleitoral Itinerante foi lançado em São Paulo pelo presidente do TSE, ministro Luiz Fux, e pelo diretor da EJE/TSE, ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, e é parte do compromisso firmado por Fux em seu discurso de posse. O objetivo da Justiça Eleitoral itinerante é ir a todas as regiões do país para oferecer à população os serviços eleitorais, além de ampliar o diálogo e capacitar os agentes que estarão diretamente envolvidos com as Eleições Gerais 2018,

 Assessoria de Imprensa e Comunicação Social.

Fonte: TSE [com adaptações]

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.