Pirenópolis realiza projeto Eleitor do Futuro

TRE-GO Eleitor do Futuro

Durante todo o mês de outubro, a 26ª Zona Eleitoral de Goiás, localizada em Pirenópolis, realiza atividades do Projeto Eleitor do Futuro. No dia 09/10 foram ministradas palestras para os alunos dos turnos matutino, vespertino e noturno da Escola Estadual Comendador Joaquim Alves.

De forma simulada serão realizadas diversas etapas do processo eleitoral. Os estudantes participam como candidatos, representando partidos fictícios, além de também participarem como eleitores, fiscais de partidos e mesários.

Desta forma, teve inicio no dia 09/10 o registro dos candidatos e as fotos para inclusão na urna eletrônica. No dia 13/10 iniciou o período de propaganda eleitoral, ocorrendo todas segundas, quartas e sextas até o dia 23/10. Cada candidato tem o tempo de 5 minutos de propaganda em cada sala de aula. A eleição será no dia 27/10 das 08h às 21h.

No dia da eleição os estudantes receberão treinamento como mesários e a votação será realizada por meio de urnas eletrônicas, na qual a matrícula do aluno substituirá o número do título de eleitor. A diplomação dos eleitos acontece dia 05/11 no salão do Tribunal do Júri e contará com a presença de autoridades e da imprensa.

O Programa Eleitor do Futuro tem como objetivo incentivar as participações mais efetivas, livres e conscientes dos jovens no processo eleitoral brasileiro. Por meio do programa os estudantes são estimulados a participar do processo democrático, a ter consciência sobre a ética na política e a participar dos organismos escolares de representação estudantil.


Assessoria de Imprensa e Comunicação Social - ASICS

Acesso rápido