Em coletiva, Presidente do TRE-GO destaca o fim da terceira fase da biometria em Goiás, com 85,29% dos eleitores recadastrados
Em coletiva, Presidente do TRE-GO destaca o fim da terceira fase da biometria em Goiás, com 85,29% dos eleitores recadastrados

Em entrevista coletiva concedida na manhã de hoje, 18/2, o Presidente do TRE-GO, Desembargador João Waldeck Felix de Sousa, falou aos jornalistas sobre a terceira fase do recadastramento biométrico em Goiás.
Inicialmente, o presidente destacou que o trabalho realizado pela imprensa goiana merece o reconhecimento e os agradecimentos do TRE, pois teve um importante papel nesse processo, divulgando informações e esclarecimentos de grande relevância ao cidadão.
Durante a entrevista, houve esclarecimentos sobre a biometria em Goiás, que, em 2013, iniciou a terceira etapa do Programa de Identificação Biométrica do Eleitor, com foco nas eleições gerais de 2014, ocasião em que os eleitores dos municípios de Abadia de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista, Brazabantes, Caldazinha, Campestre de Goiás, Campo Limpo de Goiás, Caturaí, Damolândia, Goianápolis, Goianira, Guapo, Inhumas, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás, Trindade, no período compreendido entre 1º/4/2013 a 14/2/2014, passaram por revisão do eleitorado pela tecnologia biométrica.
Destacou que o percentual total do Estado de Goiás nessa última revisão foi de 85,29% de revisáveis atendidos, incluindo pedidos de mudança de domicílio eleitoral.
Dos 833.533 revisáveis:
- 667.170 (80,04%) efetuaram revisão em seus domicílios eleitorais;
- 32.065 (3,85%) transferiram seus domicílios eleitorais;
- 11.723 (1,41%) inscrições canceladas por outros motivos.
O município de Brazabantes teve o maior percentual de comparecimento, com 90,20% e o menor percentual de comparecimento ocorreu no município de Aparecida de Goiânia, 81,82%.
Atualmente, Goiás possui hoje 4.370.450 eleitores aptos a voto.
O somatório do eleitorado apto a votar através da biometria, nos 26 municípios onde já está implantada a nova tecnologia é de 1.705.760, o que representa 39,09% do total de eleitores, número que pode aumentar até o dia 7 de maio, quando haverá o fechamento do cadastro eleitoral, com base no calendário das eleições de 2014.
O eleitor que estava obrigado a revisar sua inscrição e não o fez terá seu título eleitoral cancelado.
Contudo, desde o dia 17/2, já pode procurar o cartório eleitoral de seu domicílio e solicitar a regularização de sua inscrição.
Frisou que essa providência deverá ser tomada até o dia 07 de maio, prazo sem prorrogação, pois a determinação de fechar o cadastro eleitoral está prevista em norma expedida pelo TSE referente às eleições vindouras.
Outras informações sobre a biometria:
O sistema biométrico, no âmbito da Justiça Eleitoral, foi utilizado pela 1ª vez nas Eleições daquele ano, como projeto piloto em 3 municípios brasileiros:
São João Batista - Santa Catarina
Colorado do Oeste - Rondônia
Fátima do Sul - Mato Grosso do Sul
Em Goiás, o procedimento teve início a partir de 2009, quando o município de Hidrolândia teve seu eleitorado recadastrado para utilizar as urnas biométricas nas Eleições 2010.
Posteriormente, nas Eleições 2012, 850.824 eleitores estiveram aptos a votar dentre eleitores de Goiânia, Corumbá de Goiás e Cocalzinho de Goiás, todos, fazendo parte desta nova geração de eleições informatizadas.
A identificação dos eleitores brasileiros por meio das impressões digitais ultrapassou a marca de 17,7 milhões de registros em todo o Brasil.
De modo geral, o chamado recadastramento biométrico está no final da terceira fase, que até o próximo dia 31 de março deve estar encerrada em todo os Estados.
No total, 791 municípios identificarão seus eleitores por meio dessa tecnologia nas eleições deste ano.
Conforme a página oficial do Recadastramento Biométrico, 10.035.422 eleitores de 24 Estados e do Distrito Federal já colheram as digitais nesta terceira etapa e estarão aptos para votar após serem identificados por meio da urna com leitor biométrico no próximo dia 5 de outubro.
Para as eleições de 2014, a meta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que cerca de 23 milhões de cidadãos se identifiquem pelas digitais no momento do voto.
ASICS-TRE/GO
Foto: Warley Couto