Dupla Filiação: TRE aplica a norma alterada pela minirreforma eleitoral

Dupla Filiação: TRE aplica a norma, alterada pela minirreforma eleitoral

Juíza Doraci Lamar Rosa da Silva Andrade fala no Encontro de Juízes Eleitorais, realizado dia 15...

Em recente decisão, o Tribunal Pleno, à unanimidade, deu provimento a recurso eleitoral interposto em face de decisão do juiz da 127ª Zona Eleitoral, que declarou nulas as filiações partidárias de Elisson de Sousa Araújo, em relação ao PMDB e ao PSB, por duplicidade de filiação partidária.

Ao interpor o recurso, o recorrente alegou que, quando proferida a sentença (18/11/2013), já havia requerido a sua desfiliação junto ao PMDB em 07 de novembro de 2013, e comunicado ao juiz eleitoral em 11 de novembro do mesmo ano.

Em seu voto, a Juíza Doraci Lamar, relatora, considerou que embora o recorrente tenha agido em dissonância com o procedimento estabelecido pelo até então vigente art. 22, da Lei 9.096/95, em 12/12/2013 foi publicada a Lei 12.891, que alterou a sistemática do processamento das duplicidades de filiação partidária.

A lei passou a dispor que “o cancelamento imediato da filiação partidária verifica-se, dentre outros,  nos casos filiação a outro partido, desde que a pessoa comunique o fato ao juiz da respectiva Zona Eleitoral.” E, ainda, “havendo coexistência de filiações partidárias, prevalecerá a mais recente, devendo a Justiça Eleitoral determinar o cancelamento das demais".

A  Relatora considerou jurisprudências de outros Regionais,  no sentido de que a capacidade eleitoral passiva consubstancia direito fundamental do cidadão. Aplicou ao caso o Princípio Constitucional da Máxima Efetividade, conferindo retroatividade à lei 12.891/2013 para manter a filiação partidária mais recente do recorrido. Quanto ao princípio da anualidade, inscrito no artigo 16 da Carta Magna, entendeu  que a modificação empreendida no artigo 22, da lei 9096/95 cinge-se a direito material e não ao processo eleitoral.

Na sessão plenária que julgou o recurso, o Ministério Público Eleitoral registrou, oralmente, sua concordância em relação ao novo entendimento da Corte Eleitoral

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.