Presidentes dos Tribunais Eleitorais se reúnem com a Presidente do TSE, em Belo Horizonte

s Tribunais Eleitorais se reúnem com a Presidente do TSE, em Belo Horizonte - dia 7/11/2013

TRE-MG TRE-MG 61º Colégio de Presidente com a Ministra Carmem Lúcia - foto: Cláudia Ramos - ASCO...

Presidentes de Tribunais Eleitorais de todo o país, dentre eles o Presidente do TRE-GO, se reuniram na última sexta-feira (8/11), em Belo Horizonte, no 61º Encontro do Colégio de Presidentes.

No encontro, a ministra Cármen Lúcia fez um balanço de sua gestão à frente do TSE, que se encerrará no dia 19 de novembro.

Entre os vários temas tratados no evento, houve a manifestação  contrária, por parte dos Presidentes, à proposta de Emenda Constitucional n.º 31, que sugere alterações na composição das Cortes Eleitorais.

Em seu pronunciamento, a ministra Cármen Lúcia informou que já deixou adiantados vários procedimentos de contratação para as eleições 2014 e que o processo judicial eletrônico, no âmbito da Justiça Eleitoral, também avançou em sua gestão, inclusive com a realização de testes no sistema.

A presidente do TSE também ressaltou os avanços da biometria no País, considerado um “projeto de Estado”: em 2014, cerca de 22 milhões de brasileiros serão identificados na eleição pelo sistema biométrico, que já estará adotado na sua integralidade, em 10 capitais e quatro unidades da Federação. 

Abaixo, a íntegra da Carta final do Encontro:


”CARTA DE BELO HORIZONTE

O COLÉGIO DE PRESIDENTES DOS TRIBUNAIS REGIONAIS ELEITORAIS, em seu 61º Encontro, abrilhantado com a palestra da Excelentíssima Senhora Ministra Cármen Lúcia, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, reuniu-se em Belo Horizonte, Minas Gerais, no dia 08 de novembro de 2013, e, após deliberar sobre os temas constantes de pauta concluiu nos seguintes termos:

Parabenizar a Ministra Cármen Lúcia pela profícua gestão à frente do Tribunal Superior Eleitoral, pautada pelo diálogo com os Tribunais Regionais Eleitorais e pelo sucesso na condução do pleito de 2012 e na preparação das eleições de 2014;

Posicionar-se contrário à Proposta de Emenda Constitucional nº 31, que sugere alterações na composição das Cortes Eleitorais, pois a atual estrutura da Justiça Eleitoral vem garantindo a excelência na prestação jurisdicional da Instituição;                                

Reconhecer a implantação da biometria no País como um importante projeto de Estado, para o qual a Justiça Eleitoral vem contribuindo decisivamente;

 

Reafirmar a expressiva e permanente vontade na realização de esforços comuns para o aperfeiçoamento dos trabalhos da Justiça Eleitoral e para o aprimoramento da democracia no País.”

 


Fonte: TRE-MG

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.