Ministro Marco Aurélio assumirá a presidência do TSE

Ministro Marco Aurélio assumirá a presidência do TSE

Ministro Marco Aurélio em sessão do TSE em 27/08/2013.

No próximo dia 19/11/2013, toma posse o Ministro Marco Aurélio, no cargo de Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O ministro Marco Aurélio já passou outras vezes pelo TSE, exercendo a Presidência, em duas oportunidades. A primeira de 1996 a 1997 e a segunda de 2006 a 2008, quando esteve à frente das eleições gerais de 2006.

Exerce, atualmente, seu segundo biênio como ministro efetivo do Tribunal.

 A Vice-Presidência será ocupada pelo Ministro Dias Toffoli, que assume o cargo na mesma data.

 Data e local: 19 de novembro de 2013, às 19h, no plenário do Tribunal Superior Eleitoral, localizado no Setor de Administração Federal Sul, quadra 7, lotes 1 e 2, Brasília-DF.

Perfil

Marco Aurélio é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) desde junho de 1990. Foi presidente do STF no biênio de 2001 a 2003. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1973. É mestre em Direito Privado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ao longo de sua trajetória profissional, realizou diversos cursos de extensão e aperfeiçoamento.

Natural do Rio de Janeiro, onde nasceu em 12 de julho de 1946, o ministro Marco Aurélio foi membro do Ministério Público do Trabalho, juiz do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 1ª Região e ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) de setembro de 1981 a junho de 1990.

Composição do TSE

O TSE, órgão de cúpula da Justiça Eleitoral, é composto por, no mínimo, sete ministros, de acordo com a Constituição Federal. Os ministros são escolhidos, por meio de eleição, da seguinte forma: três dentre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e dois dentre os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A composição se completa com a participação de dois advogados, escolhidos e nomeados pelo presidente da República entre advogados indicados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em listas tríplices.

Os ministros são eleitos para um biênio, podendo haver uma única recondução.

 

Fonte: TSE

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.