Conheça as cidades goianas que farão o recadastramento biométrico a partir deste ano

Conheça as cidades goianas que farão o recadastramento biométrico a partir deste ano

TRE-GO Central de Recadastramento Biométrico em Anápolis, lançada em 23 de abril de 2013

Início do Recadastramento Biométrico em Goiás

Seguindo o cronograma estipulado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, a biometria foi lançada pelo presidente da instituição, Desembargador Gilberto Marques Filho, nas cidades de Bela Vista de Goiás, Anápolis, Trindade, Goianira, Inhumas e Nerópolis. O primeiro município a receber a comitiva do TRE-GO foi Bela Vista de Goiás, na sexta-feira (19).

Na segunda-feira (22), Anápolis lançou uma central de atendimento dentro do Anashopping e na terça (23) foi a vez de Trindade.“Eu agradeço as parcerias que fizemos com a prefeitura local, o empenho das autoridades e dos servidores da justiça eleitoral. Tenho um carinho especial por essa cidade, onde eu trabalhei, morei com minha família e fiz bons amigos. Muitos deles aqui presentes e nos prestigiando. Eu estou muito feliz e agradecido”, ressaltou o presidente do TRE-GO.

O evento foi na Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença do juiz eleitoral Ricardo Prata; Hélio Braz Gomes, presidente da Câmara Municipal de Trindade; do prefeito de Campestre, Marcus Alves Ramos; do procurador geral do município, Leon Safatle; do prefeito de Trindade, Jânio Carlos Alves Freire e outras autoridades. Na ocasião foi celebrado e firmado um Acordo de Colaboração entre TRE-GO e a Prefeitura Municipal de Trindade para os trabalhos da biometria. Foram montados três postos de atendimentos no município. 

Anápolis

Foi lançada no último dia 22 a Central de Recadastramento Biométrico da cidade de Anápolis, às 14 horas, pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho, no I piso do Anashopping. O espaço conta com 36 pontos de atendimentos, funcionando de segunda a sexta-feira, das 12 às 18hs. A biometria é um processo compulsório de revisão que inclui coleta digital dos eleitores. Além do recadastramento, serão feitas transferências de domicílio eleitoral, segunda via do título, regularizações e inscrições de novos títulos de eleitores. "A justiça eleitoral abraçou a transparência e é uma justiça que fala direto com o cidadão. O TRE-GO está entre os mais atuantes do país, segundo o próprio TSE", destaca o presidente do tribunal. Estiveram presentes no evento o juiz membro do Tribunal, Airton Fernandes de Campos; o prefeito de Anápolis, Antônio Roberto Gomide; o juiz diretor do Fórum Eleitoral de Anápolis, Gleuton Brito Freire; do procurador geral do município, Edmar Silva e outras autoridades da cidade.

Goianira, Inhumas e Nerópolis

Goianira

Em Goianira, a biometria poderá ser feita no cartório eleitoral e em um posto montado na Câmara Municipal de Vereadores. No lançamento oficial, o desembargador Gilberto Marques, agradeceu aos vereadores por cederem parte do espaço do Câmara Municipal como ponto de atendimento para biometria. Estiveram presentes a juíza eleitoral, Viviane Atallah; a promotora eleitoral, Carla Brant Correa Sebba Roriz; o presidente da Câmara, Luciano Alves Custódio; o prefeito de Brazabrantes, Marco Antônio Duarte; o prefeito de Caturaí, Jurandir Ribeiro de Oliveira e o de Goianira, Randell Miller de Assis Santos.

Inhumas

A abertura oficial dos trabalhos biométricos em Inhumas contou com a presença do presidente do TRE-GO, Desembargador Gilberto Marques Filho; do juiz eleitoral, Pedro Silva Correa; do promotor eleitoral, Sebastião Marcos Martins; da presidente da Câmara de Vereadores de Damolândia, Darli Loures de Araújo de Souza; do prefeito de Damolândia, Marcelo Arantes Machado e do representante do prefeito de Inhumas, Guido Rodrigues da Costa Júnior, do deputado estadual, José Essado Neto e do deputado Federal, Roberto Balestra. O atendimento será realizado no cartório eleitoral da cidade.

Nerópolis

Com 20.383 eleitores a cidade de Nerópolis deu início ao cadastramento biométrico. A 54º Zona Eleitoral é também responsável pelo recadastramento dos eleitores de Nova Veneza que atualmente conta com 6.991 eleitores. Nas presenças dos prefeitos das duas cidades, o presidente do TRE-GO, desembargador Gilberto Marques Filho fez o lançamento oficial e assinou um convênio de colaboração de trabalhos com os dois municípios. A juíza Eleitoral, Vanessa Rios Seabra, explicou a importância da biometria para a segurança das eleições. “Hoje somos referência no mundo todo com relação às eleições. Além das urnas eletrônicas, agora temos a biometria”, explicou disse a juíza. Os eleitores podem procurar o cartório eleitoral do município.

Guapó

A Juíza Eleitoral da 56ª Zona,  Rita de Cássia Rocha Costa, o Desembargador Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Gilberto Marques Filho e os servidores, Wallace Leite Lopes, Léo de Almeida Souza , Carlos Alberto Machado, Guilson Guilhardi Netto e Rildo Damasceno, abriram oficialmente no dia 03 de abril, o recadastramento biométrico dos eleitores de Guapó. Compareceram as autoridades, Prefeito da cidade de Guapó, Dr. Luiz Juvêncio de Oliveira, a Primeira Dama, Renata, O Prefeito de Abadia de Goiás, Romes Gomes e Silva  e o Prefeito de Aragoiânia, Nauginel Antunes do Prado, os Presidentes das Câmaras de Vereadores, das cidades de Guapó, Aragoiânia e Abadia de Goiás.

Acesso rápido