Despedida do juiz membro do TRE, Marco Antônio Caldas, foi marcada pela emoção

Após oito anos atuando no Pleno do Tribunal, sendo dois biênios (2004-2008) como juiz substituto e dois outros biênios (2008-2012) como juiz efetivo, Marco Antônio Caldas foi homenageado com a comenda Colar do Mérito Eleitoral Desembargador Jorge de Morais Jardim.

TRE-GO Dr. Marco Antônio Caldas e seus assessores em sua despedida como juiz membro
(Foto: Samira França | ASICS TRE-GO)

Discursos emocionados marcaram a despedida do juiz membro do TRE, Marco Antônio Caldas, que aconteceu ontem no plenário. Após oito anos atuando no Pleno do Tribunal, sendo dois biênios (2004-2008) como juiz substituto e dois outros biênios (2008-2012) como juiz efetivo, Marco Antônio Caldas foi homenageado com a comenda Colar do Mérito Eleitoral Desembargador Jorge de Morais Jardim.

A sessão em que homenageou o juiz Marco Antônio Caldas foi presidida pelo desembargador Gilberto Marques Filho e contou com a participação de todos os juízes membros. O tom emocionado dos discursos teve início com a saudação feita pelo vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador João Waldeck Felix de Sousa, que falou em nome da Corte.

“Retribuo a homenagem, feita há 10 anos atrás, quando assumi o Tribunal de Justiça como desembargador”, lembrou João Waldeck, informando que o discurso do representante da OAB naquela solenidade foi feito pelo advogado Marco Antônio Caldas. Waldeck lembrou da história da família Caldas e da atuação de Marco Antônio como advogado e como juiz membro do TRE. As ligações entre a sua família e a do homenageado foram citadas no discurso, o que deixou Marco Antônio emocionado. “Um jurista de caráter íntegro, sábio e prudente em suas decisões”, afirmou o vice-presidente ao final de seu discurso.

O procurador regional eleitoral, Marcelo Ribeiro de Oliveira, falou em nome do Ministério Público Federal e destacou o período de convivência que teve com Marco Antônio Caldas: “Agradeço o período de convívio, quando pude reconhecer a qualidade e competência do trabalho de Marco Antônio Caldas. A sorte acompanha os competentes”.

Num discurso de improviso e marcado pela emoção, o juiz Marco Antônio Caldas lembrou do período em que passou pelo TRE-GO, agradeceu aos servidores, momento em que fez uma homenagem especial ao servidor do seu gabinete, Paulo Roberto. “Eu sou advogado e advogado tem que ter lado. Mas enquanto juiz do TRE, não pude ter lado,” disse Caldas. “Eu fui ardente em algumas circunstâncias, mas sem ter lado. E isso eu vou carregar para sempre. Sou combativo. E não vou mudar”, definiu, sobre si, o homenageado.

Marco Antônio ainda informou que vai guardar a medalha recebida e a carteira como juiz do TRE como lembrança de seu período de atuação na Justiça Eleitoral. “Serão duas gratas lembranças de minha passagem pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás”, revelou. Ele também teceu elogios ao presidente do TRE, desembargador Gilberto Marques Filho: “o senhor tem se revelado um juiz justo e eu o parabenizo por isso”. Saudou, também, o seu conterrâneo João Waldeck Felix de Sousa, os juízes da Corte, os servidores do TRE e, principalmente, os servidores de seu gabinete.

Em nome da classe, os advogados Dyogo Crosara e Itapuã Prestes de Messias, também fizeram saudação ao juiz Marco Antônio Caldas. Antes de encerrar a solenidade, o presidente do TRE, desembargador Gilberto Marques Filho, também destacou as qualidades do homenageado e afirmou: “Cada decisão proferida pelo senhor na Justiça Eleitoral resultou em relevante serviço a toda comunidade goiana”.

Acesso rápido