Goiás é o quarto Estado com maior quantidade de eleitor recadastrado por meio da biometria

TRE-GO, por meio da STI, simula o ambiente de votação com as urnas eletrônicas a partir da biome...

Estatística do quantitativo do eleitorado com biometria divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral coloca Goiás em quarto lugar entre todos os Estados. Com a revisão dos eleitores de Goiânia, que também passaram pelo processo do recadastramento biométrico, entre abril de 2011 e março de 2012, mais de 21% do eleitorado do Estado já poderá votar, nas próximas eleições, com a identificação biométrica.

Além de Goiânia, os municípios de Hidrolândia, Corumbá de Goiás e Cocalzinho, passaram pelo processo de recadastramento biométrico de seus eleitores. São 886.231 eleitores que serão identificados por meio da biometria nas eleições municipais de outubro. Apenas os Estados de Alagoas, Sergipe e Rondônia estão à frente de Goiás no quantitativo de eleitores com biometria.

Alagoas e Sergipe, Estados com dimensão territorial pequena em relação aos outros Estados, serviram de laboratório para o TSE no recadastramento biométrico dos eleitores. Outras três capitais, Curitiba, Goiânia e Porto Velho também foram autorizadas pelo TSE para realizarem, por meio dos TREs, o recadastramento biométrico dos eleitores.

Em todo o País pouco mais de 8 milhões de eleitores já fizeram o recadastramento biométrico. Os eleitores de Goiás representam pouco mais de 11% do eleitorado brasileiro com biometria. Somente em Goiânia, 850.777 eleitores passaram pelo processo de recadastramento biométrico e estão aptos a votar nas eleições deste ano. Entre as capitais, Goiânia é a segunda do País em quantidade de eleitores recadastrados. Além de Goiânia, outras quatro capitais realizaram o recadastramento biométrico de seus eleitores: Curitiba, Maceió, Aracaju e Porto Velho. No Brasil, 140.646.446 eleitores estão regular junto à Justiça Eleitoral.

Acesso rápido