Reunião entre ouvidorias dos TREs de Goiás e Mato Grosso do Sul discutem as novidades e a volta do Sistema Pardal

Encontro aconteceu online via Zoom e contou com participação de servidor do TSE

Ouvidoria tres go e ms discutem online

No final da tarde desta quarta-feira (2), as Ouvidorias dos Tribunais Regionais Eleitorais de Goiás e Mato Grosso do Sul discutiram o retorno do aplicativo Pardal, para o próximo dia 26 de setembro.

O sistema Pardal foi desenvolvido pelo TRE/ES para que o cidadão registre denúncias de propaganda eleitoral irregular durante o período eleitoral, e tem sido utilizado pelo TRE/GO desde as Eleições de 2016. Para as Eleições de 2020, o TRE/MS cogita utilizar, em vez do Web Denúncia (seu sistema próprio), o sistema Pardal. E manifestou interesse em ouvir a experiência do TRE/GO.

Wilson Gamboge, Diretor-Geral do TRE/GO, relatou que no início, havia a preocupação de o Pardal ser instrumentalizado para denúncias vazias. Porém, com o trabalho da Ouvidoria, e melhoria da usabilidade do sistema, percebeu-se que a ferramenta serviu aos propósitos institucionais. “Facilitou ao cidadão o registro de irregularidades e à Justiça Eleitoral, o exercício de seu poder de polícia”, informa.

Cecília Félix, da Ouvidoria do TRE/GO, esclareceu que as unidades de Tecnologia da Informação atuam em relação à parte técnica do sistema Pardal, e a Ouvidoria se responsabiliza pela operacional. Afirmou que a cada eleição o sistema tem melhorado consideravelmente. “Ele ainda demanda aperfeiçoamento, para, por exemplo, coibir denúncias infundadas ou em duplicidade, mas é inegável o fato de que reforça a transparência da Justiça Eleitoral perante a sociedade”, explicou a servidora.

A participação do servidor Elder Vando, do Tribunal Superior Eleitoral, foi importante para noticiar algumas novidades do sistema Pardal para as Eleições deste ano, havendo dentre tais melhorias a adoção de diversas sugestões aventadas pela Presidência do TRE/GO àquela Corte, com base em informações elencadas pela Ouvidoria Regional Eleitoral de Goiás no Processo Administrativo Digital n. 8704/2019.

Dentre estas novidades, podemos citar:

•        Em se tratando de propaganda eleitoral irregular, a denúncia continua a ser feita no Pardal. Quanto a outros ilícitos eleitorais, haverá um link direcionando para o sistema próprio do Ministério Público Eleitoral;

•        Para minimizar a ocorrência de denúncias infundadas, o denunciante deverá se cadastrar no aplicativo, e o acesso ao Pardal será similar ao acesso para o sistema e-Título;

•        Haverá interface entre os sistemas Pardal e Processo Judicial Eletrônico (PJe), facilitando a tramitação judicial da denúncia, já que o Pardal se presta apenas ao registro da manifestação;

•        Denúncias similares poderão ser tratadas em conjunto, facilitando a emissão de uma resposta uniforme.

 

O evento aconteceu via plataforma Zoom e contou com as presenças dos Diretores-Gerais do TRE/MS, Hardy Waldschmidt, e do TRE/GO, Wilson Gamboge Júnior; Elder Vando Cândido da Silva Júnior, servidor da Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE; Dra. Gabriela Miller Junqueira, Juíza da 36ª Zona Eleitoral de Mato Grosso do Sul; Andressa Abel da Silva, chefe da Ouvidoria do TRE/MS; e Maria Cecília Félix de Souza Carmo, Oficial de Gabinete da Ouvidoria Regional Eleitoral de Goiás.

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.