TRE-GO é destaque nacional em relatório do CNJ sobre preservação da memória
Tribunal goiano é citado como referência pela digitalização de 100% do acervo de documentos relacionados a pessoas escravizadas; tema será debatido em webnário

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) foi reconhecido como referência nacional na preservação de documentos históricos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em razão da digitalização de 100% de seu acervo de documentos relacionados a pessoas escravizadas.
O destaque consta no relatório final do Grupo de Trabalho Memória da Escravidão e Liberdade, instituído pela Portaria CNJ n. 337/2024. A publicação tem como objetivo articular memória e justiça por meio da preservação e da difusão de acervos relacionados à escravidão, ao racismo e às lutas de pessoas africanas escravizadas e seus descendentes por liberdade e cidadania.
O tema também será discutido em webinário no dia 19 de fevereiro, em transmissão ao vivo no canal do CNJ no YouTube. As inscrições são via formulário online e podem ser acessadas aqui.
Serviço
- Webinário “O Olhar para o futuro: reflexões e recomendações do Grupo de Trabalho Memória da Escravidão e da Liberdade”
- Data: 19 de fevereiro de 2026 (quarta-feira)
- Horário: 15h
- Transmissão: Canal do CNJ no YouTube
- Inscrições: Disponíveis no formulário oficial do CNJ.
SECOM

