Presidente do TRE-GO participa do Fórum Nacional VerDemocracia em Belém

Evento reúne autoridades e especialistas para debater os desafios das Eleições de 2026

Presidente do TRE-GO participa do Fórum Nacional VerDemocracia em Belém

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, participa esta semana, em Belém (PA), do Fórum Nacional VerDemocracia, realizado em celebração ao Dia Internacional da Democracia. Promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), o evento reúne especialistas da Justiça Eleitoral e convidados para debater os principais desafios das Eleições Gerais de 2026.

Presidente do TRE-GO participa do Fórum Nacional VerDemocracia em Belém

Ao longo dos três dias de programação, serão debatidos temas como o impacto das mudanças climáticas na logística eleitoral, os avanços da tecnologia e da inteligência artificial, a inclusão social, a cultura democrática e a consolidação do Estado Democrático de Direito.

Presidente do TRE-GO participa do Fórum Nacional VerDemocracia em Belém

Programação

A conferência de abertura foi conduzida na segunda-feira (15) pela presidente do TSE e ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia. Nesta terça-feira, os debates giram em torno do processo democrático, dos investimentos relacionados ao civismo de compromissos e do Poder Judiciário em sua relação com a economia verde. Na quarta-feira, serão tratadas questões ligadas à acessibilidade, cidadania, propaganda eleitoral e outros temas de relevância.

A programação inclui sete painéis temáticos. Um deles abordará o processo eleitoral e as novas tecnologias, com participação da ministra do TSE, Estela Aranha. Em seguida, especialistas discutirão desafios democráticos como investimentos, custos ambientais e civismo de compromissos.

Presidente do TRE-GO participa do Fórum Nacional VerDemocracia em Belém

Na manhã desta terça-feira (16/09), a programação do Fórum Nacional VERDEMOCRACIA teve início às 8h, no Porto Futuro, com o Projeto Evento Neutro (descarbonização), com a plantação de mudas típicas da Região Amazônica pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, e demais representantes dos tribunais superiores e presidentes dos tribunais regionais do país.

O presidente Luiz Cláudio Veiga Braga plantou uma muda de Ipê no local.

Presidente do TRE-GO participa do Fórum Nacional VerDemocracia em Belém

Presidente do TRE-GO participa do Fórum Nacional VerDemocracia em Belém

A ação, promovida pelo TRE do Pará, visa à redução da emissão de gases de efeito estufa, à compensação do carbono gerado pelas atividades do tribunal, e o estímulo de práticas conscientes e ambientalmente responsáveis no âmbito da Justiça Eleitoral.

Em seguida, foi apresentado o painel “Processo Eleitoral e Novas Tecnologias”, que reuniu especialistas da Justiça Eleitoral e do meio acadêmico para discutir os impactos da inovação digital no processo democrático. Em seguida, ocorreu a conferência “Democracia: o Ambiente e o Humano”, conduzida por autoridades do Judiciário que destacaram a importância da sustentabilidade e da dimensão social na consolidação da democracia.

No período da tarde, estão previstos os debates “Desafios Democráticos: Investimentos, Custos Ambientais e Civismo de Compromissos” e “Poder Judiciário e a Economia Verde”, com a participação de juristas, professores e representantes do Ministério Público. Os temas buscam aproximar as questões ambientais e econômicas das responsabilidades do sistema de Justiça, ressaltando os desafios contemporâneos da governança democrática.

A programação segue na quarta-feira (17) com quatro painéis temáticos. O primeiro abordará inclusão social e cultura democrática, destacando a diversidade e o fortalecimento da cidadania. Na sequência, o painel sobre questões logísticas e processo eleitoral discutirá o impacto das mudanças climáticas na realização das eleições. À tarde, serão debatidos os temas “Propaganda Eleitoral, Poluição e Ambiente Cívico Saudável” e “Direito ao Voto, Informação Verídica e Participação Democrática”, refletindo sobre o combate à desinformação e a promoção de um ambiente eleitoral equilibrado.

O evento será encerrado com a conferência “Eleições 2026: desafios e perspectivas”, a ser proferida pelo ministro do STF e vice-presidente do TSE, Nunes Marques.

Secom
Com informações do Tribunal Superior Eleitoral e do Tribunal Regional Eleitoral do Pará

 

Acesso rápido