TRE-GO recebe ministra Isabel Gallotti para encerramento de inspeção da Corregedoria-Geral
CGE apresenta relatório final e reconhece boas práticas do TRE-GO

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) recebeu, na manhã desta sexta-feira (17), a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Isabel Gallotti, corregedora-geral da Justiça Eleitoral, para o encerramento da inspeção neste Regional, conduzida pela Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral (CGE).
Iniciada em 8 de julho deste ano, a inspeção teve como finalidade o aprimoramento dos serviços eleitorais e o alcance de maior efetividade na prestação jurisdicional da Corte.
Na solenidade, realizada no Plenário, o presidente, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, destacou a importância da inspeção para o Tribunal, ressaltando a postura de cooperação e abertura da Instituição. Ele afirmou que a visita é recebida “com júbilo, com espírito de aprendizado e disposição para adotar o que for ideal, o que for melhor e mais eficaz, para que a Justiça Eleitoral entregue à sociedade o serviço que lhe é devido”. Veiga Braga sublinhou que o processo permite identificar oportunidades de aprimoramento interno, corrigir eventuais práticas inadequadas e fortalecer a gestão institucional do TRE-GO.
Isabel Gallotti, por sua vez, enfatizou o caráter orientativo e normativo da atuação da Corregedoria-Geral, explicando que a inspeção visa analisar fluxos, procedimentos e conformidade com as normas do TSE, além de identificar gargalos que possam comprometer a eficiência da Justiça Eleitoral. Segundo a ministra, o objetivo é “deixar tudo na mais perfeita ordem para que os trabalhos eleitorais se desenvolvam bem na época das eleições”. Em seguida, apresentou um breve relatório com os principais achados do processo e, ao final, elogiou a atuação da Corte: “Louvo as boas práticas do TRE de Goiás e agradeço a acolhida e a colaboração dos servidores, que se mostraram sempre atentos às solicitações da equipe da Corregedoria-Geral.”
Participaram da reunião final o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Ivo Favaro, e os desembargadores eleitorais Laudo Natel Mateus, Rodrigo de Melo Brustolin, Adenir Teixeira Peres Junior e Stefane Fiúza Cançado Machado. Também compareceram a juíza auxiliar da CGE, Roberta Rocha Fonseca; a secretária da Corregedoria-Geral, Julianna Sant'ana Sesconetto; a coordenadora de Supervisão e Orientação do TSE, Yasmin Camille Silva Mesquita; e o advogado Cleone Meirelles, em representação à Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Goiás; além de servidores e colaboradores do TRE-GO.
Secom