TRE-GO participou da Expojud 2025 com apresentação da GuaIA

Ferramenta de inteligência artificial desenvolvida pelo TRE-GO e UFG foi destaque no congresso por sua atuação no combate à desinformação e às deepfakes

TRE-GO participou da Expojud 2025 com apresentação da GuaIA

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) participou da Expojud 2025 – Congresso Internacional de Tecnologia, Inovação e Direito, realizada entre os dias 14 e 16 de outubro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. O evento reuniu representantes de tribunais, universidades e instituições públicas e privadas para discutir o papel da inovação e o uso de novas tecnologias no aperfeiçoamento da Justiça.

Durante o congresso, o TRE-GO apresentou a GuaIA, ferramenta de checagem desenvolvida em parceria com o Instituto de Informática (INF) da Universidade Federal de Goiás (UFG). A tecnologia tem como objetivo auxiliar no combate às fake news e deepfakes, por meio da análise de publicações em sites e redes sociais, além de vídeos e áudios que possam ter sido manipulados com o intuito de gerar notícias distorcidas e enganosas sobre a Justiça Eleitoral e o processo eleitoral brasileiro.

No estande do Tribunal, os visitantes puderam conhecer de perto o funcionamento da ferramenta e compreender como a aplicação de soluções baseadas em inteligência artificial pode contribuir para o fortalecimento da democracia e o enfrentamento à desinformação.

Participaram do evento o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-GO, Frank Ribeiro, o assessor especial de Planejamento Estratégico, Governança e Gestão da Diretoria-Geral, Luís Gustavo Quinteiro, o professor Eliomar Araújo, coordenador do projeto pela UFG, e os engenheiros de software Ariel Silva e Adriel Mori, também integrantes da equipe de desenvolvimento da GuaIA.

Secom

Acesso rápido