8° Emaje é realizado em Iporá
Projeto busca estreitar os laços entre TRE-GO e juízes eleitorais regionais

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) promoveu, nesta segunda-feira (20), a oitava edição do Encontro de Magistrados da Justiça Eleitoral de Goiás (Emaje). O evento, realizado no Fórum de Iporá, reuniu magistrados com o objetivo de aproximar o Tribunal dos juízes eleitorais por meio de reuniões regionais.
Na abertura, o presidente do TRE-GO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, salientou que o projeto coloca em prática a descentralização da Presidência do TRE e destacou informações relativas à eficácia dos atendimentos às solicitações locais.“Nós tivemos, das demandas que foram apresentadas, 44,1% de atendimento pleno”, informou.
“O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás passou e vem passando por um processo de transformação. Temos feito vários empreendimentos no sentido de propiciar melhorias e condições de trabalho digno para aqueles que atuam na Justiça Eleitoral” declarou Veiga Braga, referindo-se ainda ao Selo Ouro conquistado pelo Tribunal no ano passado, outorgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Em seguida, o desembargador abordou o papel de Goiás no avanço da Justiça Eleitoral: “Estamos com uma avaliação qualitativa muito preciosa, muito prestigiosa e que nos dá eloquência no trabalho que se faz. Goiás atingiu, por excelência, um aspecto que me parece precioso, tanto na questão quantitativa como qualitativa, porque hoje se apresentam números, mas com avaliações específicas da qualidade”.
Outro destaque no discurso foi a menção à GuaIA - Tecnologia de Inteligência Artificial para Combate à Desinformação, desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). “É a ferramenta mais significativa de que se tem. Tão significativa, que, agora, há cerca de um mês, recebemos o prêmio de primeiro lugar em Inovação Tecnológica do Conselho Nacional de Justiça, o que demonstra que estamos na linha de frente ", afirmou.
Na sequência, foi realizada a reunião técnica, conduzida pelo assessor especial de Planejamento Estratégico, Governança e Gestão da Diretoria-Geral, Luís Gustavo do Lago Quinteiro. O encontro promoveu a troca de experiências, a escuta de demandas e a discussão de propostas.
Participaram do Emaje os seguintes magistrados:
- João Geraldo Machado - Diretor do Fórum da Comarca de Iporá
- Eduardo Guimaraes de Morais - 06° Zona Eleitoral (Caiapônia)
- Yasmin Andressa Simioni Cavalari - 35° Zona Eleitoral (Aragaças)
- Wanderlina Lima de Morais Tassi - 43° Zona Eleitoral (Paraúna)
- Keylane Karla Baêta Rocha - 79° Zona Eleitoral (Fazenda Nova)
- Ageu de Alencar Miranda - 80° Zona Eleitoral (São Luís de Montes Belos)
- Beatriz Scotelaro de Oliveira - 95° Zona Eleitoral (Jussara)
- Renato Prado da Silva - 102° Zona Eleitoral (Piranhas)
Prestigiaram a abertura a presidente da Subseção de Iporá da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Vanessa Cândido da Costa, e os advogados Ismael Martins e Raquel Cristina.
O Emaje é um projeto alinhado ao Planejamento Estratégico do TRE-GO 2021–2026, com foco em ampliar a eficiência e a agilidade da Justiça Eleitoral. A coordenação é de responsabilidade da Assessoria Especial de Planejamento Estratégico, Governança e Gestão da Diretoria-Geral (Asplan), que organiza as reuniões e define as pautas de cada edição.
As próximas reuniões do Emaje serão realizadas em outras cidades do estado, com o intuito de contemplar diferentes zonas eleitorais e reforçar a integração e a efetividade da Justiça Eleitoral goiana.
Secom