Ouvidoria da Mulher inicia nova fase sob coordenação da desembargadora Stefane Fiúza
Primeira reunião do grupo recém-designado reforça o compromisso com a escuta qualificada, o acolhimento e o enfrentamento à violência de gênero na Justiça Eleitoral

A primeira reunião da composição atual da Ouvidoria da Mulher do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), instituída pela Portaria Pres nº 135/2025, foi realizada, na tarde da última quarta-feira (14). O encontro ocorreu no Gabinete da Ouvidoria, localizado no 5º andar do Edifício Ialba-Luza, no Setor Bueno, em Goiânia.
Sob a coordenação da desembargadora eleitoral Stefane Fiúza Cançado Machado, a Ouvidoria da Mulher conta com representantes das categorias de servidoras e estagiárias da Justiça Eleitoral. A reunião teve como objetivo deliberar sobre ações prioritárias, reafirmando o compromisso institucional com a escuta qualificada, o acolhimento e a orientação quanto às demandas de magistradas, promotoras eleitorais, servidoras, advogadas, estagiárias, colaboradoras e eleitoras, no que se refere à promoção da igualdade de gênero, à participação feminina no âmbito da Justiça Eleitoral e ao enfrentamento da violência contra a mulher, praticada por integrantes ou em razão das atividades da instituição.
Ao final do encontro, a magistrada agradeceu ao presidente da Corte Eleitoral, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, pela confiança e pela oportunidade de conduzir os trabalhos da Ouvidoria da Mulher, ressaltando o comprometimento da equipe nomeada em atuar com excelência na defesa dos direitos das mulheres no contexto da Justiça Eleitoral.
Finalidade e Atribuições
Criada pela Portaria nº 142/2021 da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, a Ouvidoria da Mulher tem como propósito principal fortalecer o enfrentamento à violência contra a mulher no âmbito da Justiça Eleitoral, além de contribuir para o aprimoramento de políticas institucionais voltadas à proteção e à promoção da igualdade de gênero.
Com atuação voltada ao acolhimento e à escuta qualificada, a Ouvidoria da Mulher funciona como um canal seguro e acessível para mulheres que enfrentam situações de violência ou discriminação. O trabalho desenvolvido envolve o recebimento de denúncias, a escuta atenta das vítimas, a orientação adequada sobre os encaminhamentos possíveis, além da mediação de conflitos, quando aplicável, e do direcionamento das demandas aos órgãos competentes para as providências cabíveis.
A Ouvidoria da Mulher representa o compromisso do TRE-GO com a dignidade, a segurança e os direitos das mulheres, reforçando o papel da instituição na construção de um ambiente mais justo, inclusivo e igualitário.
Confira a íntegra da Portaria Pres nº 135/2025 ,que define atual composição.
Secom