TRE-GO descarta 4 toneladas de documentos
Ação tem foco em gestão da informação e sustentabilidade

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) realizou, nos dias 8 e 9 de julho, o descarte de aproximadamente 1.000 caixas de documentos e processos que já cumpriram seu prazo legal de guarda, conforme estabelecido na Tabela de Temporalidade da Corte.
O descarte foi conduzido pela Seção de Gestão Documental (SEDOC), integrante da Secretaria de Gestão da Informação (SGI) e segue os critérios estabelecidos pela Resolução nº 324/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a gestão documental e a política de preservação da memória no Poder Judiciário.
No dia 8 de julho, foi realizado o carregamento do caminhão no Anexo II do TRE-GO, em Goiânia. No dia seguinte (9), o material, com peso líquido de aproximadamente quatro toneladas, foi transportado até aCopel Recicláveis, cooperativa localizada em Aparecida de Goiânia, onde foi feito o descarregamento e a eliminação segura dos documentos, por meio de processo de reciclagem.
Além de garantir a correta destinação dos arquivos elimináveis, o descarte documental representa mais um passo importante na busca pela eficiência na gestão da informação, sustentabilidade ambiental e transparência institucional, configurando ainda um dos quesitos observados pelo Prêmio CNJ de Qualidade 2025.
A iniciativa poderá ainda subsidiar a participação do Tribunal no Prêmio CNJ de Memória, na categoria Patrimônio Cultural Arquivístico, cuja inscrição está prevista para novembro deste ano.
Confira todas as fotos.
Secom