Desembargadora Ludmilla Rocha palestra no XIII Fórum de Lisboa

Magistrada participou de painel sobre os desafios da democracia representativa no contexto atual

Desembargadora Ludmilla Rocha palestra no XIII Fórum de Lisboa

A desembargadora eleitoral Ludmilla Rocha Cunha Ribeiro, do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), foi uma das palestrantes do segundo dia do XIII Fórum de Lisboa, que está sendo realizado de 2 a 4 de julho de 2025, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em Portugal.

Desembargadora Ludmilla Rocha palestra no XIII Fórum de Lisboa
Desembargadores eleitorais Ludmilla Rocha, Guilherme Pupe (TRE-GF) e Rodrigo Malta Prata Lima (TRE-AL)

Ludmilla integrou o painel “Democracia Representativa em Crise”, ao lado de autoridades e especialistas de diversos países. A presença da magistrada como expositora no evento reforça o papel ativo da Justiça Eleitoral goiana nas discussões globais sobre o fortalecimento democrático e os caminhos para uma governança mais transparente, inclusiva e adaptada à era digital.

Desembargadora Ludmilla Rocha palestra no XIII Fórum de Lisboa

Em sua palestra, a desembargadora abordou os desafios contemporâneos da democracia representativa, destacando que, embora essa forma de governo tenha surgido como solução prática para a complexidade social brasileira e esteja prevista na Constituição Federal, ela enfrenta atualmente uma crise global de legitimidade. Foram apontados três fatores centrais para esse cenário: a crescente desconfiança na classe política, o esvaziamento partidário que impulsiona o protagonismo judicial, e a desintermediação promovida pelas tecnologias digitais, que estimulam uma visão simplificada e imediatista da participação política. A magistrada alertou para os riscos de uma democracia direta digital sem mediação institucional, exposta à manipulação por algoritmos, fake news e campanhas automatizadas. Para ela, enfrentar essa crise exige reinventar e fortalecer a democracia representativa, investindo em transparência, educação política e uso responsável da tecnologia, além de promover uma cidadania crítica, ativa e informada.

Presidente do TRE-GO participa do XIII Fórum de Lisboa, em Portugal

A comitiva do TRE-GO no Fórum de Lisboa é composta também pelo presidente do Tribunal, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga; pelo desembargador eleitoral Pedro Paulo Guerra de Medeiros, acompanhado de sua esposa Nayara Alexandre Castro Medeiros; e pela juíza auxiliar da Presidência, Ana Cláudia Veloso Magalhães.

Com o tema central “O Mundo em Transformação – Direito, Democracia e Sustentabilidade na Era Inteligente”, o evento reúne juristas, acadêmicos e autoridades do Brasil, de Portugal e de outros países, e é promovido pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) – por meio do Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da FGV Conhecimento – e pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Secom

Acesso rápido