Desembargadora Ludmilla Rocha palestra no XIII Fórum de Lisboa
Magistrada participou de painel sobre os desafios da democracia representativa no contexto atual

A desembargadora eleitoral Ludmilla Rocha Cunha Ribeiro, do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), foi uma das palestrantes do segundo dia do XIII Fórum de Lisboa, que está sendo realizado de 2 a 4 de julho de 2025, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em Portugal.

Ludmilla integrou o painel “Democracia Representativa em Crise”, ao lado de autoridades e especialistas de diversos países. A presença da magistrada como expositora no evento reforça o papel ativo da Justiça Eleitoral goiana nas discussões globais sobre o fortalecimento democrático e os caminhos para uma governança mais transparente, inclusiva e adaptada à era digital.
Em sua palestra, a desembargadora abordou os desafios contemporâneos da democracia representativa, destacando que, embora essa forma de governo tenha surgido como solução prática para a complexidade social brasileira e esteja prevista na Constituição Federal, ela enfrenta atualmente uma crise global de legitimidade. Foram apontados três fatores centrais para esse cenário: a crescente desconfiança na classe política, o esvaziamento partidário que impulsiona o protagonismo judicial, e a desintermediação promovida pelas tecnologias digitais, que estimulam uma visão simplificada e imediatista da participação política. A magistrada alertou para os riscos de uma democracia direta digital sem mediação institucional, exposta à manipulação por algoritmos, fake news e campanhas automatizadas. Para ela, enfrentar essa crise exige reinventar e fortalecer a democracia representativa, investindo em transparência, educação política e uso responsável da tecnologia, além de promover uma cidadania crítica, ativa e informada.
A comitiva do TRE-GO no Fórum de Lisboa é composta também pelo presidente do Tribunal, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga; pelo desembargador eleitoral Pedro Paulo Guerra de Medeiros, acompanhado de sua esposa Nayara Alexandre Castro Medeiros; e pela juíza auxiliar da Presidência, Ana Cláudia Veloso Magalhães.
Com o tema central “O Mundo em Transformação – Direito, Democracia e Sustentabilidade na Era Inteligente”, o evento reúne juristas, acadêmicos e autoridades do Brasil, de Portugal e de outros países, e é promovido pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) – por meio do Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da FGV Conhecimento – e pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Secom