Comissão de Memória e Cultura do TRE-GO participa do IV Enam
Próxima edição do evento será realizada em Goiânia

O IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam) foi encerrado nesta sexta-feira (10) no Tribunal de Justiça de São Paulo. A cerimônia reuniu personalidades do direito, arquivistas, historiadores, museólogos, bibliotecários e pessoas interessadas na preservação da memória do Judiciário.
Representaram o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) o presidente da Comissão de Memória e Cultura da Corte Eleitoral, juiz-ouvidor Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior, e os servidores da Secretaria de Gestão da Informação, secretária Flávia de Castro Dayrell e os servidores Viviane Fraga de Oliveira, Andréia Araújo Lima e Filipe Petres Dellon da Silva.
Na ocasião, foram divulgados os vencedores do Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário, edição 2024. A entrega das condecorações contou com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Luís Roberto Barroso, que compôs a mesa de abertura e anunciou que a próxima sede do Enam será a cidade de Goiânia (GO).
“Olhar para o passado e aprender com ele é sempre uma boa maneira de desenhar o futuro”, afirmou Barroso em seu discurso.
ENAM
O Encontro Nacional da Memória do Poder Judiciário foi instituído pela Resolução CNJ n. 316/2020 e é realizado anualmente, preferencialmente na semana em que é celebrado o Dia da Memória do Poder Judiciário (10 de maio), criado pela mesma resolução. O foco é a preservação da história do Judiciário nacional e o compartilhamento de experiências para o aperfeiçoamento da gestão documental e de memória nos tribunais do país.
No evento é outorgado o Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário, dividido em sete categorias: especial; difusão cultural e direitos humanos; trabalho acadêmico ou científico; patrimônio cultural arquitetônico; patrimônio cultural arquivístico; patrimônio cultural bibliográfico; e patrimônio cultural museológico.
O objetivo é contemplar trabalhos que visam à promoção dos direitos humanos e à preservação, valorização e difusão dos bens culturais materiais e imateriais do Poder Judiciário.
III Semana da Memória do Poder Judiciário Goiano
Entre os dias 15 e 17 de maio será realizada a III Semana da Memória do Poder Judiciário Goiano, com o tema "Preservação do Patrimônio Histórico-Cultural do Judiciário".
Confira detalhes do evento aqui e faça a sua inscrição.
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social