TRE-GO avalia a criação de nova zona eleitoral em Goiânia

Medida teria como objetivo melhorar a eficiência, acessibilidade e qualidade dos serviços oferecidos à população

TRE-GO avalia a criação de nova zona eleitoral em Goiânia

Foi publicada, nesta quinta-feira (18), portaria que institui Grupo de Trabalho (GT) para a condução de estudos relativos à criação de nova zona eleitoral (ZE) em Goiânia.

A iniciativa, prevista no Plano de Gestão 2024-2026, já havia sido anunciada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, em seu discurso de posse.

Conforme explicitado no Plano, a medida teria como objetivo melhorar a eficiência, acessibilidade e qualidade dos serviços oferecidos à população, aliviando a sobrecarga das zonas eleitorais existentes.

A criação de uma nova zona eleitoral exige o exame de alguns requisitos previstos na Resolução TSE nº 23.422/2014. Especificamente, para formação de mais uma ZE, todas as zonas do município devem permanecer com, no mínimo, cem mil eleitores. Estatísticas evidenciam que o crescimento do eleitorado goiano está acima da média nacional, o que indica a eventual necessidade de ampliação da capacidade de atendimento.

Após criteriosa análise, o GT apresentará proposta sobre a criação da zona eleitoral, que deverá ser submetida ao exame do Tribunal Pleno, em sessão administrativa, após a manifestação da Procuradoria Regional Eleitoral.

Consulte a íntegra da Portaria DG nº 133/2024.

Secom

 

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.