EJE-GO realiza eleições do Programa Eleitores do Futuro em Nova Veneza
Projeto visa estimular a participação política entre as crianças
A Escola Judiciária Eleitoral de Goiás (EJE-GO) realizou, na última quinta-feira (21), eleições simuladas com alunos de escolas municipais em Nova Veneza para o projeto Eleitores do Futuro, realizado em parceria com o programa Câmara Mirim, da Câmara Municipal de Nova Veneza.
Ao todo, participaram cerca de 1.300 alunos do 6º ao 9º ano, que elegeram cinco vereadores e vereadoras por gênero. Eles serão diplomados no dia 26, na Câmara Municipal de Nova Veneza, e participarão do projeto Câmara Mirim.
A eleição simulada tem procedimentos básicos de um processo eleitoral, desde a emissão da zerézima (extrato de zero votos aos candidatos) até a emissão do boletim de urna (extrato do total de votos dos candidatos na urna), finalizando com o resultado da eleição e declaração do candidato vencedor.
O servidor da EJE-GO, Thales Perrone, explicou que o projeto tem o intuito de despertar a cidadania nas crianças: “É para que os jovens possam aprender a como votar, o que é a eleição e como que funciona o processo eleitoral”.
A aluna Manoely Vitória, de 10 anos, disse que se candidatou ao cargo de vereadora por querer ajudar a sua escola. “Eu quero fazer uma piscina, um campinho para ter campeonatos e vários passeios”, explicou. Depois de ter visto a urna pela primeira vez, a aluna relatou que a experiência foi muito legal e que confia no sistema eleitoral brasileiro.
Maria Neri Alves Ferreira Estival, professora da escola Municipal Militarizada Frain Faquim, gostou de ver a empolgação e a dedicação dos alunos com a eleição: “Eu acho muito importante para a escola, para os alunos, porque eles vão aprender a como votar. Muito boa a iniciativa”.
Escolas participantes
Escola Municipal Militarizada Frain Faquim
Colégio Razão
Colégio Estadual Francisco Alves
Escola Estadual José Peixoto