Corregedoria realiza 1º Webinário com as Zonas Eleitorais de 2025
Na ocasião foram apresentados o novo Canal de Denúncia de Racismo e a Cartilha de Conscientização e Enfrentamento ao Racismo no TRE-GO

No dia 30 de junho, às 14h, a Corregedoria Regional Eleitoral de Goiás realizou o 1º Webinário com as Zonas Eleitorais de 2025, evento voltado a servidores e servidoras do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO).
A iniciativa integra o Plano de Ação da Corregedoria e tem como objetivo atualizar as zonas eleitorais sobre ações e projetos em andamento, diretrizes de atendimento ao eleitor e práticas cartorárias.
O coordenador administrativo da Corregedoria, Weliton Silva — que também atua como coordenador do Comitê de Direitos Humanos do TRE-GO — destacou a importância da construção de um ambiente institucional saudável, baseado na equidade racial e no respeito à diversidade. Na ocasião, apresentou a Cartilha de Conscientização e Enfrentamento ao Racismo no TRE-GO e o novo Canal de Denúncia de Racismo, reforçando o compromisso do Tribunal com os direitos humanos.
Weliton também abordou os Protocolos do CNJ para Julgamento com Perspectiva Racial e de Gênero, enfatizando a importância da equidade tanto no exercício da jurisdição quanto na atuação dos servidores.
A programação incluiu, ainda, temas relevantes como o Provimento CNJ nº 193/2025, que fixa o prazo de 120 dias corridos como parâmetro para aferição de eventual morosidade do juízo — a ser observado em âmbito disciplinar e na atividade fiscalizatória das Corregedorias —, e orientações atualizadas sobre o Provimento CGE nº 2/2025, que disciplina o fluxo das cartas precatórias no primeiro grau de jurisdição da Justiça Eleitoral, além de questões relacionadas ao Cadastro Eleitoral.
Na ocasião, também foi lançado o Manual Prático – Procedimentos Preliminares à Execução Penal, material desenvolvido pela Corregedoria com o objetivo de padronizar os procedimentos relacionados à execução penal no âmbito do primeiro grau de jurisdição.
Secom