Presidente do TRE-GO faz abertura do Seminário de Combate ao Assédio e Discriminação no Judiciário

Seminário promovido pelo CNJ apresenta pesquisa inédita sobre assédio e discriminação no Judiciário

TRE-GO Pres abertura  evento CNJ
Presidente do TRE/GO, Desembargador Leandro Crispim

Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, Desembargador Leandro Crispim, ao lado da Conselheira Tânia Reckziegel, fez abertura do Seminário de Combate ao Assédio e à Discriminação no Judiciário promovido pelo Conselho Nacional de Justiça nesta quarta-feira, 16.

O Desembargador inicia enaltecendo o tema abordado no seminário ressaltando que, embora a legislação sobre o assunto seja recente, o assunto ganhou força pelo engajamento da sociedade e dos poderes constituídos para garantir os direitos constitucionais da igualdade e da dignidade da pessoa humana.

Informa que no âmbito do TRE-GO foi instituída, em fevereiro de 2021, portaria a fim de viabilizar o combate ao assédio e a discriminação nas relações de trabalho. Em junho do mesmo ano, foi criada pioneiramente a Ouvidoria da Mulher, um canal de escuta ativa destinado ao recebimento de denúncias relacionadas a igualdade de gênero. “ Todas as medidas aqui construídas tem contribuído para um ambiente de trabalho saudável , zelando pelo bem estar de todos nossos colaboradores. A experiência vivida pelo TRE Goiás mostra o benefício de se investir no aperfeiçoamento de combate a ações que ferem direitos essenciais a existência humana.”, afirma o Des. Leandro Crispim.

Ressalta ainda, que “ proporcionar saúde física e psíquica no espaço ocupado pela justiça eleitoral em Goiás é um desígnio que tem sido alcançado graças à parceria e ao olhar vanguardista do juiz membro do TRE- GO, Márcio Moraes,  que tem trabalhado incansavelmente nesse projeto, elevando o nome da nossa instituição em nível nacional.” Márcio Moraes é presidente da Comissão de Combate ao Assédio e Discriminação do TRE-GO e também Ouvidor Regional Eleitoral de Goiás.

Na ocasião, além de ser assinada a Carta contra o assédio, documento que sela o compromisso do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e dos tribunais para que se cumpra o que está determinado na Resolução n. 351/2020, foram abordados os temas: A evolução dos conceitos e das práticas de enfrentamento ao assédio e à discriminação na Justiça Brasileira e o Papel das Ouvidorias no enfrentamento ao assédio e discriminação.

Ainda, pesquisa inédita referente ao assédio no Poder Judiciário, realizada pelo CNJ com quase 15 mil pessoas, mostrou que mais de 55% dos entrevistados já passaram por alguma situação de assédio e quase 60%, até hoje, não se sentem seguros(as) para realizar denúncias de assédio no ambiente de trabalho por temerem represálias. A pesquisa foi realizada a pedido do Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação do Poder Judiciário. As respostas ajudarão em relação às próximas ações do comitê, que tem o objetivo de promover o trabalho digno, saudável, seguro e sustentável no âmbito do Poder Judiciário.

O evento aconteceu em formato virtual e encontra-se disponível, por meio do canal do CNJ no YouTube. Programação do evento.

Legislação

No final de 2020, foi instituída pelo CNJ a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e Discriminação no Poder Judiciário. Entre as medidas impostas, a Resolução determina que cada tribunal crie uma comissão de prevenção e enfrentamento a essa violência, com participação da magistratura, servidores, servidoras e equipes terceirizadas. No âmbito do TRE-GO foi editada Portaria n. 142/2021 que trata do assunto. Já a criação da Ouvidoria da Mulher foi instituída pela Portaria n.144/2021.

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

 

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.