Memorial da Justiça Eleitoral goiana é inaugurado

Visite o Memorial Virtual e assista à transmissão do evento pelo YouTube

Evento Memorial

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás inaugurou nesta segunda (10), o Memorial da Justiça Eleitoral. O evento online, transmitido pelo canal do TRE-GO no YouTube, comemorou ainda o dia da Memória do Poder Judiciário.

O Presidente do TRE/GO, Desembargador Leandro Crispim, proferiu discurso de abertura do evento de inauguração, informando que o projeto Memória, previsto no Plano de Gestão 2020-2022, foi idealizado com os principais objetivos de promover ações de conservação do acervo memorial do TRE/GO, reconhecendo a parcela de contribuição da Justiça na construção da história da sociedade goiana, e de democratizar o acesso transparente às informações e acontecimentos que marcaram a existência desta Corte Regional. “A construção do Memorial Virtual prestigia nossas memórias e o legado das personalidades que se doaram e passaram a ser parte da história da Justiça Eleitoral. Sua disponibilização em meio eletrônico facilita o acesso aos materiais, uma vez que devemos estar atentos à realidade atual que vivemos, que nos exige parcimônia em deslocamentos e erradicação de aglomerações”, declarou o Desembargador-Presidente.

O Juiz-Membro da classe de juristas do Tribunal, Ouvidor Regional Eleitoral e Presidente da Comissão de Gestão da Memória,  Márcio Antônio de Souza Moraes Júnior, apresentou o evento, relatando a sucessão de eventos que possibilitaram a criação do Memorial Virtual: “O zelo e a valorização da Memória é uma preocupação antiga deste Tribunal que, desde o ano 2000, dedica especial atenção ao tema, quando o então Presidente, Desembargador Noé Gonçalves Ferreira, criou o Centro Histórico da Justiça Eleitoral em Goiás. O Diretor-Geral da época, Desembargador Messias de Souza Costa, constituiu, em seguida, a Comissão de Implantação do Centro Histórico da Justiça Eleitoral. Anos mais tarde, a gestão do então Presidente do Tribunal, Desembargador Ney Teles de Paula, destinou espaço físico para sua instalação, no Edifício-Sede, imóvel tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN), onde em maio de 2011 foi inaugurado o Memorial físico da Justiça Eleitoral de Goiás. Em janeiro de 2021, o Presidente deste Tribunal, Desembargador Leandro Crispim, criou a Comissão de Gestão da Memória da Justiça Eleitoral de Goiás, a qual tenho a honra de presidir.”

Após o discurso do Juiz Márcio Moraes, foi apresentado um vídeo de apresentação do Memorial Virtual.

Ainda durante a abertura, Cecília Machado, Vice-Presidente do Conselho Regional de Museologia da 4ª Região comportou importantes aspectos da gestão de memória.

Posteriormente, o evento foi dividido em dois painéis. O primeiro, mediado pelo Juiz-Membro e Diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE/GO, Vicente Lopes, recebeu primeiramente o Ministro Castro Filho, que versou sobre o tema "Redemocratização no Brasil e as primeiras eleições informatizadas". Em seguida, o Desembargador Noé Gonçalves Ferreira palestrou a respeito da "Criação do Centro Histórico da Justiça Eleitoral de Goiás". O Desembargador Itaney Francisco Campos falou então sobre a “Importância da Memória da Justiça Eleitoral de Goiás” e o historiador, escritor e professor Nars Chaul explanou sobre "A construção de Goiânia e o projeto arquitetônico da Praça Cívica".

O segundo painel foi mediado pela advogada e ex-Juíza Membro do TRE/GO, Maria Thereza Pacheco Alencastro Veiga, que convidou as Desembargadoras Beatriz Franco e Carmecy Rosa Maria Alves de Oliveira para tratarem respectivamente dos temas "O desafio da mulher na gestão da Justiça Eleitoral" e a " Importância da criação da Escola Judiciária Eleitoral de Goiás". A última palestra, intitulada "Eleições Municipais na pandemia", foi proferida pelo Juiz da 141ª Zona Eleitoral de Anápolis, Carlos Limongi Sterse.

A visita ao Memorial Virtual possibilita viajar no tempo e observar um trabalho minucioso e arrojado que revela informações, imagens e vídeos dos dados históricos da construção dos prédios da Justiça Eleitoral de Goiás, dos documentos e urnas antigas utilizadas durante o processo eleitoral, além de um documentário sobre a comunidade Kalunga.

O Memorial também contempla material fornecido pelo Tribunal Superior Eleitoral, com as seguintes exposições: a construção da voz feminina na cidadania, eleições no Brasil, diplomação na República Brasileira e 20 anos de urna eletrônica. Há ainda registros de parte dos gestores que colaboraram com o desenvolvimento do TRE-GO, que estão expostos nas galerias de Presidentes, Vice-Presidentes, Juízes Membros, Procuradores Regionais Eleitorais, Ouvidores, Diretores da Escola Judiciária e Diretores-Gerais.

Para assistir à íntegra do evento acesse aqui.

Assista ao vídeo de apresentação do Memorial da Justiça Eleitoral.

Visite agora mesmo o Memorial da Justiça Eleitoral, clicando aqui.

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

 

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.