Repositório de Dados Eleitorais permite pesquisas aprofundadas sobre os candidatos de cada eleição

Ferramenta oferece informações sobre todas as eleições de 1945 a 2020

Repositório de dados eleitorais

Nas Eleições 2020, mais de 22 mil donas de casa se candidataram e nenhuma foi eleita. Nas eleições municipais anteriores, em 2016, a realidade não foi diferente: 24.434 candidatas declararam ter como ocupação os trabalhos domésticos e, da mesma forma, nenhuma eleita. Outra profissão muito apontada pelos candidatos, em 2020, foi a de agricultor, porém com resultado mais positivo nas urnas. Foram 38.070 agricultores candidatos e, desses, 6.165 eleitos.

A ocupação com maior índice entre os eleitos em 2020 foi a de vereador. Dos 24.793 candidatos, 13.116 foram eleitos. Em 2016, o índice positivo de aprovação nas urnas para os candidatos que apontaram ter essa ocupação também foi alto: 13.000 eleitos para 24.349 candidatos.

Encontrar dados assim e poder analisá-los com mais propriedade é uma tarefa que fica mais fácil com o auxílio do Repositório de Dados Eleitorais, um banco de dados completo disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). À disposição para consulta de qualquer interessado, a página reúne informações das Eleições de 1945 até 2020 e oferece arquivos que podem ser baixados por meio de softwares estatísticos.

O Repositório é uma importante ferramenta que garante a transparência das informações geridas pela Justiça Eleitoral. Criado em 2009, antes mesmo da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/ 2012), e constantemente aprimorado desde então, o RDE disponibiliza, no formato de planilhas, as informações completas sobre candidatos, eleitorado, resultado de eleições, comparecimentos e abstenções, partidos, pesquisas eleitorais, prestação de contas eleitorais e partidárias e a produção jurisdicional do TSE.

Como a demanda por conhecimento é crescente, o TSE resolveu deixar os dados disponíveis na internet para possibilitar a pesquisa mais rápida a qualquer interessado. As informações são acessadas com frequência por jornalistas, estudantes e advogados, que utilizam os dados para pesquisas sobre eleições.

Passo a passo

O RDE pode ser acessado por meio do menu “Eleitor e Eleições”, no topo do Portal do TSE, na opção “Estatísticas”. Ao acessar a página, basta clicar na opção “Repositório de Dados Eleitorais”.

RDE - 16.07.2021

Organizado pela área de Estatística do TSE, o banco traz informações por meio de arquivos que contêm dados brutos. Em alguns casos, depois de baixados, esses arquivos devem ser renomeados, trocando a extensão “.txt” por “.csv”, o que possibilitará a abertura das informações em qualquer editor de planilha eletrônica. Como o TSE disponibiliza apenas os dados brutos, qualquer consulta, filtro ou cruzamento é de responsabilidade do pesquisador.

Para levantar dados como os destacados nesta matéria, selecione o item “Candidatos” no menu à esquerda da página, depois o ano de interesse, e, então, na lista que aparece logo abaixo, clique em “Candidatos (formato ZIP)”.

RDE - 16.07.2021

Uma pasta formato ZIP será baixada no diretório que o usuário escolher no computador. Em seguida, basta clicar e escolher nessa pasta o documento que deseja pesquisar. Geralmente, nesta parte, são apresentados arquivos por Unidade da Federação (UF) e em nível nacional. Nela também é possível encontrar um arquivo de instruções e explicações sobre os campos das tabelas (com o nome LEIAME), o que ajuda bastante aqueles que não têm muita prática com esse tipo de pesquisa.

 

RDE - 16.07.2021

No caso da pesquisa sobre as ocupações dos candidatos, foi selecionado o arquivo nomeado como “BRASIL”. O arquivo aberto é similar à figura abaixo. Vale ressaltar que é necessário sempre checar a data de geração de arquivo, uma vez que os dados são atualizados conforme o andamento dos processos.

RDE - 16.07.2021

Selecione “Página Inicial” na aba superior. Aparecerão um desenho de filtro e a opção “Classificar e Filtrar”. Com isso, pequenas setas aparecerão no canto direito de cada campo do cabeçalho. Nesse caso pesquisado, o filtro ocorreu em um campo: “NM_TIPO_ELEICAO” (apenas ordinária). Depois do filtro aplicado, clique em “Inserir” – “tabela dinâmica” – “ok”.

RDE - 16.07.2021

Uma nova aba na planilha será criada. E, à direita, um menu com os campos da tabela dinâmica aparecerá. Selecione então os campos de interesse que você deseja pesquisar, arrastando-os para as áreas desta tabela para que os dados sejam gerados.

RDE - 16.07.2021

Conheça mais sobre o Repositório de Dados Eleitorais

 

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.