Presidente do TRE-GO, Desembargador Leandro Crispim, recebe Medalha da Ordem do Mérito Dom Pedro II

Homenagem é a mais alta concedida pelo Corpo de Bombeiros Militar

Ordem do mérito Grã-Cruz Dom Pedro II

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, Desembargador Leandro Crispim, foi agraciado, na manhã desta segunda-feira (06), com a importante Medalha da Ordem do Mérito Dom Pedro II no grau Grã-Cruz, maior honraria concedida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás.

O Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, Coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos, autor da propositura da homenagem, fez a entrega da medalha, que foi outorgada pelo Governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, Grão-Mestre da Ordem do Mérito Dom Pedro II.

Na cerimônia, o Coronel Lemos narrou a história da criação do Corpo de Bombeiros, por iniciativa de Dom Pedro II, e mencionou a importância das parcerias: “É com grande satisfação e muita honra que entregamos esta medalha ao Desembargador Leandro Crispim, que nos representará nos quatro cantos de Goiás e do Brasil. O Governador concede essa mais alta honraria a pessoas que fazem com que a segurança pública atribuída ao Corpo de Bombeiros saia do papel e se torne realidade. É muito importante essa união. Precisamos de apoio, de parceiros, pessoas que têm o sentimento de dever de ajudar.”

O Presidente do TRE-GO proferiu discurso de agradecimento, enaltecendo o Corpo de Bombeiros Militar, que considera ser “composta por profissionais de alta respeitabilidade, que dignificam sua categoria ao desempenharem diariamente sua missão com valor, bravura, espírito combativo e senso de responsabilidade inigualáveis.” Mencionando sua admiração por Dom Pedro II, cuja biografia teve a oportunidade de ler, declarou: “Receber a Ordem do Mérito Dom Pedro II, reverenciadora dessa ilustre figura, que também é patrono dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, me enche de alegria e gratidão, e ficará gravada de forma indelével em minha trajetória”.

O Desembargador destacou “o impecável trabalho que o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás realizou por ocasião das Eleições 2020, período de desafios inéditos em face das circunstâncias globais, mas que, graças aos importantes laços que construímos com as forças de segurança pública, pudemos superar com índices extremamente satisfatórios.”

Ao final, em nome do TRE-GO, o Presidente estendeu o reconhecimento de magistrados e servidores aos senhores militares, e também fez questão de compartilhar a homenagem recebida com os magistrados e servidores que colaboram diariamente com o bom desempenho da Justiça Eleitoral. E se revelou orgulhoso de presidir um Tribunal que caminha em uma linha ascendente e a passos largos em direção da efetiva conscientização dos valores de justiça, igualdade e transparência no exercício da democracia, e que é parceiro do Corpo de Bombeiros de nosso Estado.

O irmão do Presidente, Juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, Dr. Luciano Crispim, teve participação especial no momento da condecoração, entregando a medalha diretamente ao Desembargador Leandro Crispim.

Prestigiaram a solenidade o Tenente-Coronel Dallbian Guimarães, Assessor de Comunicação da Polícia Militar do Estado de Goiás, e o 1º Tenente do Corpo de Bombeiros Militar, André Augusto Viana. Participaram ainda a esposa do Desembargador Leandro Crispim, Luciene Camargo, os Secretários do TRE-GO, Daniel Boaventura, Fernanda Lucas, Juliana Saddi, Pedro Azzi, Leonardo Sapiência, Frank Wendell e Leonardo Alex, a Chefe de Gabinete, Melissa Vieira, os Coordenadores Loirí Schwingel, José Carlos Silva, Thaís Cedro, as Assessoras Luciana Mamede e Maria Selma, além de outros servidores do Tribunal.

Medalha

A Ordem do Mérito Dom Pedro II no Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás foi instituída pelo Decreto nº 6.898, de 27 de abril de 2009 pelo Governo do Estado de Goiás, com a finalidade de agraciar pessoas físicas e corporações militares, nacionais ou estrangeiras, suas bandeiras ou  estandartes, cujos serviços, ações ou méritos excepcionais sejam relevantes e recomendem o reconhecimento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás.

A Ordem é composta por três Medalhas, sendo a Grã-Cruz a mais importante, destinada a Senadores da República, Oficiais Superiores do último posto das Forças Armadas, do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar, Deputados Federais, Deputados Estaduais, Desembargadores, Procuradores de Justiça, Conselheiros dos Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios, Militares de outras forças estrangeiras, Reitores de Universidades Federais, Estaduais e Particulares e outras personalidades de hierarquia equivalente.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido