Filiação Partidária: dia 2/4 é a data importante para os interessados em concorrer nas eleições de 2016

Logo Eleições 2016

A Constituição da República estabelece  como  condição de elegibilidade, na forma da lei, a nacionalidade brasileira, o pleno exercício dos direitos políticos, o alistamento eleitoral, o domicílio eleitoral na circunscrição, a filiação partidária e idade mínima (estabelecidas no parágrafo 3.º, do artigo 14, CF.).

No que se refere à filiação partidária, que é o ato pelo qual o eleitor que atende às regras estatutárias de um partido político a ele se vincula, em 2015, ao ser aprovada a lei n.º 13.165, conhecida como minirreforma eleitoral e que promoveu importantes alterações nas regras dos pleitos eleitorais ao introduzir mudanças nas Leis n° 9.504/1997 (Lei das Eleições), nº 9.096/1995 (Lei dos Partidos Políticos) e nº 4.737/1965 (Código Eleitoral), foi estabelecido que para concorrer às eleições, o candidato deverá estar com a filiação deferida pelo partido, no mínimo, seis meses antes da data da eleição. Antes da alteração o prazo mínimo era de um ano.

Assim, o dia 2 de abril é muito importante para os interessados em concorrer aos cargos em disputa nas próximas eleições (prefeito, vice-prefeito e vereador, tendo em vista que, de acordo com o Calendário Eleitoral (Resolução TSE n.º 23.450), "2 de abril –sábado (6 meses antes) é a data até a qual os que pretendam ser candidatos devem estar com a filiação partidária deferida, desde que o estatuto partidário não estabeleça prazo superior."

Importante destacar que a lei também estabelece que "havendo fusão ou incorporação de partidos após o prazo estipulado no caput, será considerada, para efeito de filiação partidária, a data de filiação do candidato ao partido de origem."

Quanto ao domicílio eleitoral na respectiva circunscrição, também requisito a ser observado para concorrer às eleições, o prazo não foi alterado é de, pelo menos, um ano antes do pleito. (art. 9º, Lei n.º 9.504/96).

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social – TRE-GO

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.