Balanço Campanha da Semana do Jovem Eleitor

foto campanha TSE jovem eleitor

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás intensificou o Alistamento Eleitoral de jovens entre 16 e 18 anos no período de 16 a 20 de novembro do corrente ano. A ação fez parte da Campanha Semana Jovem Eleitor, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ocorrida em todo o Brasil e incentivou centenas de cidadãos a tirar o Título de Eleitor e participar das próximas eleições. As ações dedicadas a essa semana foram veiculadas em rádios, tv's e nas páginas do facebook e twitter deste Regional.

O jovem nessa faixa etária não é obrigado a votar, mas já tem o direito garantido pela Constituição Federal. Em seu artigo 14, a Carta Magna estabelece que “a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos” e que o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos.

O estado de Goiás tem um total de 42.052 eleitores com idade abaixo de 18 anos (dados até a data de 23/11/2015) e na semana dedicada à Campanha Jovem Eleitor foram registradas 5.905 novas inscrições eleitorais de pessoas nessa faixa etária, de acordo com dados obtidos junto à Seção de Cadastro de Eleitores, vinculada à Secretaria de Tecnologia da Informação desta Corte.

A Semana do Jovem Eleitor teve o propósito de chamar a atenção da juventude sobre a importância de exercer o direito do voto e participar do processo democrático de escolha de seus representantes.

Ressalta-se que embora a semana da campanha tenha se encerrado, o jovem pode continuar se alistando até maio de 2016, basta comparecer ao cartório com os documentos pessoais e comprovante de endereço atualizado.



Assessoria de Imprensa e Comunicação Social - ASICS

Acesso rápido