Presidente e vice-presidente do TRE-GO tomam posse

Presidente e vice-presidente do TRE-GO tomam posse no dia 10 de maio de 2013

TRE-GO Posse presidente João Valdeck 10/05/2013
Aline Caetano | TJ-GO

Solenidade de Posse

Tomaram posse no dia 10 (sexta-feira), os Desembargadores João Waldeck Felix de Sousa e Walter Carlos Lemes, nos cargos de Presidente e Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral, respectivamente, para a gestão 2013-2014 . A sessão solene foi aberta às 10h pelo desembargador Gilberto Marques Filho, no auditório Levino Emiliano dos Passos, ocasião em que estiveram presentes, compondo a mesa de honra, o governador Marconi Perillo; a Ministra do STJ, que também compõe o TSE, Laurita Vaz; o desembargador Ney Teles de Paula, Presidente do Tribunal de Justiça; o deputado Paulo Cézar Martins, representando o Presidente da Assembleia Legislativa; Raphael Perissé, Procurador Regional Eleitoral; Reinaldo Barreto, Procurador-Geral do Município, representando o Prefeito Paulo Garcia; a desembargadora Nelma Branco Ferreira Perilo, Corregedora-Geral da Justiça e Henrique Tibúrcio, presidente da OAB. No auditório, fizeram-se presentes autoridades municipais e do Estado de Goiás, advogados, familiares, servidores e amigos dos empossandos, dentre eles, o cantor Amado Batista.

O desembargador Gilberto Marques Filho despediu-se do TRE-GO recordando as principais ocorrências em sua gestão, destacando a doação, pelo Estado de Goiás, do terreno onde será edificada a nova sede do TRE, e, num discurso descontraído despediu-se dos servidores, agradecendo a colaboração de todos. Na sequência, deu posse ao Desembargador João Waldeck Felix de Sousa que presidirá a Justiça Eleitoral em Goiás por um ano. Ao assumir, como primeiro ato, o novo presidente empossou o Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral, Desembargador Walter Carlos Lemes. Ainda durante a sessão solene, o Presidente condecorou o Desembargador Gilberto Marques Filho com a outorga da Comenda Jorge de Morais Jardim. A juíza Doraci Lamar Rosa da Silva Andrade, em nome da Corte, proferiu um discurso caloroso, apresentando os agradecimentos ao Desembargador Gilberto Marques Filho pela gestão que se findou e dando as boas vindas aos novos dirigentes do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, evidenciando, em seu discurso, os fortes laços de amizade que sustentam a relação entre os novos dirigentes da Corte.

O Procurador Regional Eleitoral, ao se manifestar, destacou a relevância do processo eleitoral na consolidação da democracia, além de ressaltar o imperativo da observância da autonomia e preservação da independência dos Poderes instituídos pela Constituição da República, igualmente, do Ministério Público, na concretização de uma sociedade justa e democrática, citando a importância do sistema de freios e contrapesos nas relações entre os Poderes, de modo a evitar-se os abusos dos que os detêm. Salientou, ainda, a importância do acompanhamento, pelos cidadãos, dos atos dos agentes políticos, sobretudo daqueles a quem ajudam a eleger.

O discurso do novo presidente

O novo Presidente rogou as bênçãos de Deus, dirigindo-se ao Padre Everson de Faria, Delegado Episcopal para Relações Especiais da Cúria de Goiânia, presente no auditório, prestigiando a cerimônia. Em seu pronunciamento, o Desembargador João Waldeck Felix de Sousa falou dos esforços que pretende empreender visando a modernização da Justiça Eleitoral, com a implantação do processo judicial eletrônico e a construção da nova sede do TRE-GO. O desembargador mostrou-se muito grato aos servidores da Corregedoria Regional Eleitoral, com os quais trabalhou na gestão daquela unidade, citando a cada um deles e, de forma emocionada, demonstrou a grande estima que mantém por sua família, revelando a importância da estrutura familiar em sua trajetória pessoal e profissional. 

Acesso rápido