Projeto Eleitor do Futuro

Detalhamento do serviço

O projeto visa levar o debate sobre os valores de cidadania ao eleitorado do Estado em seus mais variados níveis de educação. Todos os anos, o projeto “Eleitor do Futuro” atende centenas de crianças com linguagem simples e acessível sobre os valores da honestidade no convívio social e, portanto, político em seu sentido mais amplo. Pela realização de palestras, eventos interativos e eleições simuladas com urnas eletrônicas, são incentivadas reflexões, visando proporcionar a estes jovens uma consciência efetiva, livre e madura sobre o processo eleitoral brasileiro.

Para além da atividade jurisdicional, incumbe a Justiça Eleitoral a nobre missão de protagonizar novos tempos através da educação em cidadania, levando aos verdadeiros eleitores do futuro, ferramentas aptas à construção de um país grandioso para todos os brasileiros.

O  projeto  é  capitaneado  pela  EJE-GO  e  conta  com  o  apoio  das  Secretarias  doTRE-GO, a exemplo da Secretaria de Administração e Orçamento – SAO, que ofereceinfraestrutura para realização dos primeiros contatos com as instituições de ensino até arealização  de  palestras  por  parte  da  EJE,  bem  como  a  Secretaria  de  Tecnologia  daInformação – STI, que prepara as urnas eletrônicas utilizadas na votação e apuração,dessa forma é levado aos futuros eleitores toda gama de conhecimentos necessários àformação aprimorada em cidadania.

 

Unidade responsável

EJE

 

Compromissos assumido na prestação do serviço

  • - Proporcionar aos eleitores de todo o Estado maior acesso a um ambiente interativo de debate e construção do conhecimento em matéria eleitoral, em linguagem acessível e mais próxima da realidade local;
  • - Promover a cidadania;
  • - Disseminar valores éticos e morais por meio de atuação institucional.

 

Público de interesse

Alunos  das  redes  públicas  e  privadas  de  ensino,  contemplando  a  maior  faixa  etáriapossível para difusão dos conhecimentos em cidadania.

 

Formas de acesso à informação

O Eleitor do Futuro é efetivado por aulas, palestras e seminários, realização de eleição simulada nas escolas participantes com utilização de urnas eletrônicas, além de outras formas participativas, como  visitas às casas legislativas, ao Poder Judiciário e aos demais órgãos da Administração Pública.

 

Requisitos para acessar o serviço

Os serviços da EJE estão disponíveis através dos seguintes canais:

  • - Pelo endereço eletrônico: eje-lista@tre-go.jus.br;
  • - Pelo telefone: (62) 39204366 ou 39204349
  • - Endereço: Av T-1, esq. c/ Rua Oreste Ribeiro(T-52), Ed. Ialba-Luza Guimarães de Mello, 4º andar - Setor Bueno