TRE-GO realiza roda de conversa sobre sustentabilidade na Justiça Eleitoral
Projeto integra a 19° Primavera dos Museus

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), por meio do Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Goiás (CM -JEG) promoveu, na tarde desta quarta-feira (24), a roda de conversa “Voto Sustentável: Memória, Democracia e Meio Ambiente em Sintonia”. A ação aconteceu no auditório do Tribunal e integrou a 19ª Primavera dos Museus, evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que, em 2025, discute a relação entre cultura, memória e sustentabilidade.
A roda de conversa foi conduzida por servidores e colaboradores do TRE. Participaram Weslley Francisco Machado de Napoli, assessor de Atendimento, Sustentabilidade e Suporte às Zonas (ATEND), Waléria Procópio de Oliveira, chefe da Seção de Gestão Documental (SEDOC), o historiador Filipe Petres Dellon da Silva, a museóloga Victória Lôbo Fernandes e a arquivista Marilia Lourenco Mesquita, integrantes do CM -JEG.
“Abordamos temas como as dificuldades que atravessamos no campo da memória quando o tema é a mudança dos suportes físicos para os digitais, os impactos positivos e negativos dessas mudanças e como tornar esse impacto o mais sustentável possível. Falamos sobre memória institucional, descarte consciente e como as catástrofes ambientais já afetam diretamente as eleições. Citamos brevemente um tema de extrema importância, que é o Racismo Ambiental”, explicou Victória Lôbo.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) apoiou o projeto com a doação de 100 mudas de árvores nativas do Cerrado. As mudas, que incluíam ipês (amarelo, branco e rosa) e aroeiras, foram distribuídas aos visitantes no evento.
Além da roda, o projeto engloba exposição física e virtual aberta ao público que busca estimular a reflexão sobre como as práticas da Justiça Eleitoral contribuem para a preservação ambiental. O acesso é via QR code ou link direto. A exposição permanece no Tribunal até 29 de setembro.
Secom