7° EMAJE é realizado na Cidade de Goiás
Projeto visa fortalecer a relação entre a Corte e os juízes eleitorais

Nesta segunda-feira, (29), o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) promoveu a sétima edição do Encontro de Magistrados da Justiça Eleitoral de Goiás (EMAJE), na cidade de Goiás, reunindo magistrados, chefes de cartório e autoridades locais. A iniciativa busca aproximar o Tribunal dos juízes eleitorais, por meio de reuniões regionais.
No discurso de abertura, o presidente do TRE-GO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, destacou o objetivo do projeto. “Ao invés de estarmos lá aguardando os reclamos, os registros, os pedidos, as reivindicações das zonas eleitorais que são, no mais das vezes, reclamações, registros e reivindicações muito justos, nós deveríamos nos dirigir às zonas eleitorais e criamos, então, este projeto e a distribuição em polos”, declarou.
O magistrado também citou os prêmios recebidos pelo TRE-GO em reconhecimento à criação da ferramenta de combate a fake news, GuaIA, desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG): “Recebemos, neste mês, três premiações, por conta da mais completa ferramenta de combate a fake news e deep fake que já foi utilizada nas eleições de 2024 e, agora, com a sua completude, será utilizada de forma plena, porque ela já foi aperfeiçoada para as eleições gerais de 2026”.
Outro destaque apontado pelo presidente foram os avanços na infraestrutura do Tribunal, como o processo de substituição da frota de veículos e o atendimento às demandas de seis polos eleitorais regionais. “O implemento daquilo que nos foi apresentado atingiu praticamente 80%”, afirmou.
A juíza substituta e diretora do Fórum da Comarca de Goiás, Izabela Cândida Brito Silva, da Vara Cível, da Infância e do Juizado Especial Cível, ressaltou que o evento é importante para “visualizar de perto as sessões eleitorais, as zonas, indicar quais são as necessidades e atendê-las na medida do possível”.
Na sequência, ocorreu a reunião técnica, conduzida pelo assessor especial de Planejamento Estratégico, Governança e Gestão da Diretoria-Geral, Luís Gustavo Quinteiro. O encontro promoveu a troca de experiências, a escuta de demandas e a discussão de propostas para o aperfeiçoamento da Justiça Eleitoral goiana.
Participaram do EMAJE os seguintes magistrados:
- Mônica Miranda Gomes de Oliveira Estrela, da 13° ZE de Inhumas
- Ana Amélia Inácio Pinheiro, da 15° ZE de Itaberaí
- Laura Ribeiro de Oliveira, da 34° ZE de Anicuns
- Natanael Reinaldo Mendes, da 57° ZE de Itauçu
- Maria Emilia de Queiroz, da 77° ZE de Itapuranga
- Demétrio Mendes Ornelas Junior, da 101° ZE de Goianira
O evento contou ainda com a presença de autoridades locais, como o prefeito da cidade de Goiás, Aderson Liberato Gouvea, na ocasião representado pelo assessor jurídico José do Carmo Alves Siqueira, e o coordenador das Promotorias de Justiça da Comarca de Goiás, Edivar da Costa Muniz.
Sobre o EMAJE
O projeto tem o intuito de tornar viável um espaço de diálogo entre a Presidência da Corte Eleitoral e os magistrados, ao possibilitar a troca de experiências, a escuta ativa de demandas e a busca por melhorias nos processos jurisdicionais e administrativos. A iniciativa prevê a realização de dez encontros presenciais em diferentes regiões do estado ao longo de 2025.
A proposta também está alinhada com o Planejamento Estratégico do Tribunal de 2021 a 2026, que visa assegurar maior agilidade e eficiência na Justiça Eleitoral. A coordenação é de responsabilidade da Assessoria Especial de Planejamento Estratégico, Governança e Gestão da Diretoria-Geral (ASPLAN), que organiza reuniões e define agendas específicas para cada encontro.
Secom