TRE-GO inaugura Ponto de Memória da Justiça Eleitoral em Catalão

Projeto preserva e divulga a história da Justiça Eleitoral em Goiás

TRE-GO inaugura Ponto de Memória da Justiça Eleitoral em Catalão

Na manhã desta sexta-feira (31), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, inaugurou o Ponto de Memória da Justiça Eleitoral no Cartório Eleitoral da cidade de Catalão. A ação integra o projeto “Memórias da Justiça Eleitoral: Contando Nossa História”, que tem como objetivo preservar e difundir o patrimônio histórico e cultural da instituição.

Durante a solenidade, o presidente do TRE-GO destacou seu empenho na  preservação da memória institucional e a importância de que todos os que integram a Justiça Eleitoral conheçam sua trajetória. “É preciso que guardemos aquilo que se fez no passado para que possamos ter conhecimento e levarmos para o presente, trazermos para o presente e levarmos para o futuro. Um país que não tem memória é um país que está fadado ao fracasso”, asseverou. 

IMG_9096

O diretor do Foro, juiz Marcos Vinícius Ayres Barreto, manifestou gratidão pela presença do presidente da Corte e ressaltou o valor simbólico do momento para a história da instituição em Catalão. O magistrado destacou a importância da iniciativa e registrou: "Nesses 26 anos, eu não me lembro de termos recebido a visita de um presidente”.

IMG_9139

Eduardo Petterson, chefe da Seção de Gestão da Memória da Secretaria de Gestão da Informação, apresentou os propósitos do projeto. “Pensamos em trazer para as zonas um pouco de história, memória e preservação, com documentos produzidos e guardados por elas próprias. Foi uma surpresa quando viemos instalar o painel e o módulo, pois descobrimos que havia documentos preservados desde 1920, anteriores até mesmo à própria Justiça Eleitoral”, relatou.

IMG_9131

O prefeito de Catalão, Velomar Rios, relembrou a evolução do processo eleitoral no município, desde os antigos títulos de papel até a urna eletrônica, ambos expostos no espaço inaugurado. Segundo ele, o Ponto de Memória permite “vivenciar o futuro, mas referenciando esse passado”.

IMG_9151

A cerimônia contou ainda com a presença do chefe de cartório eleitoral de Catalão, Marco André de Ávila; do prefeito de Goianira, Alison Peixoto; do prefeito de Três Ranchos, Haroldo Caraça; do procurador do município de Davinópolis, João Henrique Nunes, que representou a prefeita Vanusa Bento Gomes; do advogado Clelisson Fonseca, representando o prefeito de Ouvidor; da secretária de Educação de Goianira, Elaine Fernandes; do vereador de Nova Aurora, Jerry Faleiros; do vereador de Goianira, Antônio Raimundo Sobrinho; do chefe de gabinete da Prefeitura de Três Ranchos, Fabrício Rodrigues; e do assessor de comunicação da Prefeitura de Davinópolis, Robson Macedo.

IMG_9198

Projeto Pontos de Memória

Os Pontos de Memória consistem em miniexposições itinerantes instaladas em locais estratégicos. Cada espaço é composto por gaveteiros para guarda de documentos e objetos históricos, além de painéis que exibem fatos e imagens marcantes da trajetória da Justiça Eleitoral em Goiás.

O projeto tem como principais objetivos:

  • Preservar e difundir a memória histórica dos cartórios eleitorais;
  • Valorizar o patrimônio cultural e institucional da Justiça Eleitoral;
  • Aproximar a comunidade da história e do papel da Justiça Eleitoral.
Acervo histórico

Entre os itens expostos nos gaveteiros do Ponto de Memória, destacam-se:

  • Atas históricas, como a de criação do cartório eleitoral e registros de eleitores, que documentam os primeiros passos da Justiça Eleitoral na região;
  • Fotografias antigas, que mostram a evolução dos prédios e serviços eleitorais ao longo do tempo;
  • Atos normativos que evidenciam transformações administrativas e estruturais do sistema eleitoral;
  • Objetos e materiais utilizados em diferentes períodos, resgatando práticas e instrumentos que marcaram a história da instituição.

Acesse o álbum de fotos. 

Secom

Acesso rápido