Presidente Veiga Braga abre 8° Fórum de Direito Eleitoral

Evento reuniu especialistas para debater impacto da inteligência artificial nas Eleições de 2026

Presidente Veiga Braga abre 8° Fórum de Direito Eleitoral

Na manhã desta quinta-feira (25), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, deu início à 8ª edição do Fórum de Direito Eleitoral, realizada no auditório Levino Emiliano Passos, na sede do TRE-GO.

Organizado pela Escola Judiciária Eleitoral de Goiás (EJE/GO), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Goiás (OAB/GO) e o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal no Estado de Goiás (Sinjufego), o evento reuniu especialistas, autoridades e magistrados para discutir os desafios emergentes da Justiça Eleitoral. Entre os temas abordados estiveram o uso da inteligência artificial (IA), as fake news e deepfakes, os limites do direito sancionador e os debates sobre a urna eletrônica.

IMG_0313

Durante a abertura, o presidente do TRE-GO destacou que o Fórum tem como objetivo promover a troca e o aprimoramento de conhecimentos entre os participantes. “O que se busca com este evento é a qualificação e requalificação daqueles que participam e buscam novos conhecimentos ou reafirmação dos conhecimentos já adquiridos”, afirmou. Segundo o magistrado, a proposta se concretiza por meio da discussão de temas atuais e relevantes da pasta, “primordialmente no processo eleitoral que já está deflagrado para as eleições do ano vindouro”. 

Ao comentar a escolha da temática desta edição, Veiga Braga ressaltou que a inteligência artificial se insere no contexto de atualização constante e transformação tecnológica. O magistrado lembrou que o Tribunal tem buscado acompanhar essas mudanças e citou como exemplo a criação da GuaIA, ferramenta de inteligência artificial desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).

IMG_0359

O diretor da EJE-GO, desembargador eleitoral Rodrigo de Melo Brustolin, reiterou a importância  do evento para as reflexões e deliberações que antecedem o pleito de 2026. “Este fórum se consolidou como um espaço de debates, um espaço de ensinamento. E ele dá início à nossa preparação para as eleições do ano que vem, que serão ainda mais desafiadoras”, pontuou.

Palestras

A programação incluiu os seguintes painéis:

  • Inteligências: natural, coletiva e artificial, uma conexão em prol das eleições brasileiras, com o juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, Diogo Rais, e mediação da desembargadora eleitoral Ludmilla Rocha Cunha Ribeiro.
  • Inteligência artificial nas eleições e limites do direito eleitoral sancionador, apresentado pela especialista em direito eleitoral Amanda Cunha e pela secretária-geral da OAB/GO, Talita Hayasaki.
  • Urna Eletrônica: História, Confiabilidade e os Desafios do Debate sobre o Voto Impresso, com o ex-ministro do STF Carlos Mário da Silva Velloso e mediação da desembargadora eleitoral Stefane Fiúza.
  •  IA e Eleições 2026 - Desafios Tecnológicos Contemporâneos, com o membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político – ABRADEP, Alexandre Basílio, e mediação da desembargadora eleitoral Aline Tomás.
  • Transformação Digital: Oportunidades para a Democracia, com o ex-ministro do TSE Roberto Rosas e mediação do advogado Luciano Hanna.
  • Humanidade na era da Inteligência Artificial, despertando propósitos e construindo relações profundas consigo e com os demais, conduzido por Vitor Cruz, servidor da Seção de Desenvolvimento Organizacional e Qualidade de Vida no Trabalho do TRE.

 

Confira a íntegra no 8º Fórum de Direito Eleitoral no YouTube

Veja as fotos do evento.

Secom

Acesso rápido